Oscar Piastri conseguiu um strike perfeitamente cronometrado para roubar a pole position do Grande Prémio do Qatar a Lando Norris, e depois o australiano deixou claro que não estava disposto a mexer numa fórmula vencedora: “Se não está estragado, não arranjes.”
A pole marca o segundo do fim de semana de Piastri — após ter sido o mais rápido na qualificação da sprint e depois vencer a corrida sprint em si — preparando um confronto de alto risco, todo da McLaren, na primeira fila para a batalha de 57 voltas de domingo em Lusail.
Ganhar ou Perder para Piastri — Enquanto Norris Tem o Título à Vista
Com 22 pontos entre os dois colegas de equipa da McLaren, a vitória sob as luzes seria suficiente para entregar a Norris o campeonato do mundo.
No entanto, Piastri não está a hesitar. Depois de conquistar a pole, o jovem de 24 anos até fez um gesto de dedo à Sebastian Vettel durante a cerimónia de entrega dos prémios Pirelli.
Quando questionado sobre o que mudou no carro entre o sucesso da sprint e a sessão de qualificação do grande prémio, Piastri não hesitou:
“Deixámos tudo praticamente igual. Mudanças muito, muito pequenas aqui e ali, mas não, tudo se sentiu ótimo durante todo o fim de semana. Portanto, sim, se não está estragado, não arranjes.”
Surpresa com os Softs Usados em Q2
O vencedor de nove grandes prémios admitiu que questionou brevemente a estratégia quando os softs usados, normalmente menos favorecidos, ganharam vida durante o Q2.
“Tive um pequeno ponto de interrogação sobre quais pneus queríamos usar, porque fiz uma volta rápida com o conjunto usado no Q2, e esses foram um pouco um entrave, pois não esperávamos que fossem tão bons. Mas o Q3 foi realmente bom com os pneus novos. Portanto, muito feliz.”
‘Quase’ Ganhar ou Perder
Com a luta pelo campeonato a entrar na sua penúltima ronda, Piastri não se esquivou às apostas.
Quando questionado se a corrida de domingo é ganhar ou perder, ele respondeu simplesmente:
“Quase.”
E ele sabe exatamente o que precisa de fazer:
“Vou dar o meu melhor, começando do melhor lugar. Tentar fazer mais do que fiz hoje na sprint e ver o que conseguimos fazer.”
Debruçado sobre as luzes de Lusail, o duelo intra-equipa da McLaren está definido — e Piastri está pronto para dar tudo para manter o título vivo.









