A Movano Hydrogen é a mais recente aposta da Opel, tendo sido apresentado esta segunda-feira no IAA Transportation de Hanover, na Alemanha.
Com a sua combinação de propulsão por pilha de combustível de hidrogénio e bateria plug-in, o novo Opel Movano Hydrogen apresenta uma autonomia superior a 500 quilómetros e pode ser reabastecido com hidrogénio em menos de 5 minutos.
O motor elétrico oferece 150 cv de potência e um binário máximo de 410 Nm. A bateria de iões de lítio de 11 kWh fornece apoio no arranque ou nas fases de aceleração.
“Queremos continuar este sucesso no nosso negócio de Veículos Comerciais Ligeiros. Para isso, estamos a apresentar novos produtos que definem tendências para os nossos clientes aqui em Hanover”, afirmou o CEO da Opel, Florian Huettl.
A Opel anunciou que toda a tecnologia de propulsão e os depósitos de hidrogénio estão alojados num formato extremamente compacto, o que desta forma permite que o furgão não faça concessões em termos de utilização diária, o que permite manter as suas qualidades como veículo de carga com capacidade até 17 metros cúbicos, além de ser um dos primeiros modelos da sua classe a propor condução autónoma de nível 2.
“O novo Movano tem tudo o que é necessário para satisfazer as exigências dos nossos clientes – mesmo que precisem de transportar um Rocks Electric”, afirmou Huettl,
Outra grande vantagem do sistema: a energia de travagem pode ser recuperada e introduzida na bateria como eletricidade através do motor elétrico que passa a funcionar como gerador.
Revelado dentro do compartimento de carga da Movano Hydrogen, foi apresentado o quadriciclo elétrico Rocks, que beneficia do novo kit Kargo que permite dispõr de um volume de carga adicional modular e divisível, que transforma o veículo de dois lugares num prático veículo de distribuição num breve instante.