A Opel anunciou que o SUV Grandland passa a oferecer uma motorização híbrida com tecnologia de 48 V, já disponível noutros modelos da Stellantis.
Desta forma o sistema de propulsão do novo Opel Grandland Hybrid inclui uma bateria de iões de lítio, instalada sob o banco do condutor, que se carrega automaticamente em determinadas condições de condução, bem como um novo motor turbo a gasolina de 1,2 litros, de três cilindros com 136 cv desenvolvido especificamente para utilização híbrida e está associado a uma nova transmissão eletrificada, de dupla embraiagem e seis velocidades, e a um motor elétrico de 28 cv.
Estes números permitem ao Grandland Hibrido acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e alcançar uma velocidade máxima de até 200 km/h.
Beneficiando desta tecnologia híbrida, o novo Grandland, anuncia valores de consumos e de emissões 15% inferiores ao modelo equipado com um motor a combustão. O motor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de uma situação de ponto morto e contribui com binário, especialmente a baixos regimes.
A baixas velocidades, o motor elétrico também permite uma condução 100% elétrica até um quilómetro ou até 50% do tempo de condução na cidade. Quando o Grandland Hybrid abranda a velocidades mais elevadas, o motor a gasolina desliga-se, fazendo atuar o motor elétrico como um gerador, para recarregar a bateria de 48 volts do sistema híbrido.
“Com o novo sistema híbrido eletrificado, o prazer de condução no Grandland torna-se agora ainda mais eficiente. Os consumos e as emissões diminuem, o conforto de condução aumenta, sem que os condutores tenham de se habituar ao processo”, afirmou Patrick Dinger, responsável da Opel na Alemanha.
A Opel fez saber que o novo Grandland Hybrid com tecnologia de 48 volts está disponível por um preço que arranca nos €41 167.