Oliver Solberg é piloto de ralis da Skoda no campeonato do mundo de Rally 2, e foi convidado a mostrar o que vale o novo Octavia RS. Para isso, a Skoda levou o modelo e o piloto para uma pista para um “test drive” e registou todas as impressões do piloto.
Recorde-se que o novo Octavia RS está equipado com um motor turbo de 2,0 litros, idêntico ao que equipa o modelo com o qual Solberg compete no Mundial de WRC, com uma potência de 265 cv, mais 20 cv que o seu antecessor.
“O motor do Skoda Octavia RS tem uma resposta rápida e reage imediatamente aos comandos do acelerador”, lembrou o piloto.
Novidade nesta nova geração do Octavia RS é o diferencial controlado eletronicamente e que distribui o binário entre as rodas dianteiras. “Este diferencial ajuda muito na transferência de potência para as rodas. Mesmo ao sair de curvas mais fechadas com relações de caixa mais baixas, a roda interna não gira e não perdemos tração”, descreve Solberg. “A parte dianteira também roda muito naturalmente para a curva sob aceleração. O carro é estável e facilmente previsível.”, acrescentou o piloto da Skoda
O novo Skoda Octavia RS também foi aprimorado para uma condução mais desportiva. Para isso o chassi fica 15 mm mais próximo da estrada, o que reduz significativamente o centro de gravidade. “Isso é crucial para melhor a capacidade de resposta da direção”, sublinha Solberg.
“A principal força do Octavia RS é a combinação de uma velocidade razoável e conforto na estrada. O veículo é firme e preciso, mas as configurações do amortecedor não são muito duras”, concluiu Solberg.”