Christian Horner, o diretor da equipa Red Bull, ofereceu uma visão intrigante sobre os pormenores complexos que definem a sua besta da Fórmula 1 de 2025, o RB21. Horner elucidou que, essencialmente, o carro passou por uma revisão abrangente, com “quase todos os componentes” a sofrerem mudanças substanciais.
A equipa austríaca foi a última a levantar o véu sobre o seu concorrente de 2025, com a revelação de imagens em estúdio do novo RB21 na terça-feira. A tendência da equipa para o segredo continuou a ser evidente, uma vez que as imagens foram deliberadamente tiradas em iluminação fraca, encobrindo os elementos de design mais distintos do carro em mistério.
Uma subsequente libertação de imagens de shakedown fez os entusiastas olharem duas vezes, uma vez que o RB21 apresentava uma semelhança impressionante com o seu predecessor, com poucas modificações discerníveis. A expectativa era que a Red Bull fizesse uma mudança radical em relação ao RB20, um carro que começou a temporada anterior em grande, mas que progressivamente se tornou difícil de manobrar.
Apesar da semelhança impressionante, Horner apontou que a verdadeira metamorfose está debaixo da superfície do carro, invisível a olho nu. “Do ponto de vista visual, o RB21 é a imagem perfeita do seu precursor, o RB20, mas o diabo está nos detalhes,” afirmou Horner. “Cada componente foi alterado, melhorado, ajustado e aperfeiçoado.”
O objetivo da Red Bull com o RB21 é eliminar a natureza imprevisível do RB20, um carro que foi tanto um vencedor como um criador de problemas. Apesar de ter conquistado vitórias em nove Grands Prix e quatro corridas Sprint em 2024, foi rotulado de “diva” devido aos seus problemas de equilíbrio que foram exacerbados por atualizações.
O foco principal da equipa durante a pré-temporada tem sido alargar o espectro operacional do RB21 e eliminar as características que tornavam o RB20 temperamental. “O RB21 foi concebido para ter uma faixa operacional mais ampla, ser mais previsível e manejável,” explicou Horner.
O verdadeiro potencial do novo carro será revelado nas primeiras corridas da temporada. No entanto, como Horner mencionou, a jornada desde a corrida inaugural até à corrida final será um processo constante de desenvolvimento.
Max Verstappen, que teve um início de sonho com sete vitórias nas primeiras dez corridas de 2024, sofreu um período de seca nas dez corridas seguintes devido ao comportamento errático do RB20. No entanto, Verstappen continua confiante na visão da Red Bull enquanto o RB21 inicia a sua corrida inaugural.
No mundo das corridas automóveis, onde o sucesso depende de uma atenção meticulosa aos detalhes, a mais recente criação da Red Bull, o RB21, promete ser um divisor de águas. Só o tempo dirá se este diabo nos detalhes irá realmente reinar supremo nas pistas de corrida.