O Conselho de Administração da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, anunciou que elegeu o CEO da Mercedes, Ola Källenius, como seu novo presidente, que assumirá funções a partir de 1º de janeiro de 2025.
Para além da escolha do novo presidente, a ACEA aprovou ainda o regresso da Stellantis que terá lugar já no início de janeiro. “Receber a Stellantis de volta à ACEA é um sinal de que a indústria é mais forte quando age com uma voz comum”, disse o CEO da Renault e presidente da ACEA, Luca de Meo.
Ola Källenius assumirá a presidência de Luca De Meo, que ocupou o cargo nos últimos dois anos, e promete trabalhar para melhorar as condições regulatórias na caminhada para a descarbonização e defender o comércio internacional livre, justo e baseado nas regras.
“Estou confiante de que a indústria automóvel da UE tem o que é preciso para ter sucesso na competição global”, disse Ola Källenius em comunicado.
O presidente da ACEA é eleito para um mandato de um ano, que pode ser renovado por um segundo ano, entre os CEOs das empresas associadas – 14 dos maiores fabricantes de automóveis da Europa que operam globalmente.