Era um «segredo muito mal guardado», mas a confirmação oficial surgiu esta manhã: o GP de Espanha de Fórmula 1 vai mudar-se para Madrid em 2026, com um novo circuito semi-permanente na zona do centro de exposições IFEMA. O acordo entre a F1 e a Ifema Madrid é válido entre 2026 e 2035.
O traçado terá 5,47km de extensão, com 20 curvas, estimando-se que o tempo de qualificação ronde 1m32s. Há secções urbanas e outras não urbanas, sendo também um dos maiores circuitos do calendário ao poder albergar mais de 110 mil adeptos por dia – com a expansão possível para 140 mil.
A última vez que o GP de Espanha se realizou em Madrid foi em 1981, no «velhinho» circuito de Jarama. Desde 1991 que decorre consecutivamente em Barcelona, cujo futuro é incerto: em declarações ao site oficial do campeonato, o seu presidente e diretor-executivo, Stefano Domenicali, assegurou que a entrada de Madrid não significa necessariamente a saída de Barcelona. E, de facto, Estados Unidos da América e Itália têm atualmente mais do que uma ronda no seu território.