Está confirmada a continuidade de Fernando Alonso na Fórmula 1 com a Aston Martin em 2025. O anúncio foi feito esta quinta-feira, com o novo contrato válido até ao fim de 2026.
Deste modo, é colocado um ponto final aos rumores das últimas semanas, que ligavam o espanhol a um possível futuro na Mercedes – de onde Lewis Hamilton sai para a Ferrari na próxima temporada.
Citado pelo site oficial da F1, o chefe de equipa Mike Krack afirmou: ‘Assegurar o futuro de longo termo do Fernando com a Aston Martin é uma notícia fantástica. Construímos uma relação de trabalho forte ao longo dos últimos 18 meses e partilhamos da mesma determinação para ver este projeto ter sucesso’.
Depois de em 2021 voltar à F1 com a Alpine, Alonso mudou-se para a Aston Martin no ano passado. Foi uma decisão surpreendente e alvo de muito ceticismo, que o bicampeão do mundo fez logo questão de contrariar com uma série de seis pódios nas primeiras oito corridas do ano passado.
O nível quebrou desde então, mas Alonso e a Aston Martin continuam a ser uma força a ter em conta na luta pelo top seis e, esporadicamente, pelas posições de pódio – lutando atualmente para ser a terceira força do Mundial de construtores atrás de Red Bull e Ferrari e a par da McLaren e da Mercedes.
Ao ficar até 2026, Alonso irá reencontrar as unidades motrizes Honda – o construtor japonês vai ser parceiro de fábrica da Aston Martin a partir dessa temporada, que fica marcada pela introdução dos novos regulamentos.