Está confirmada a permanência de Esapekka Lappi na Hyundai para a próxima época do Mundial de Ralis (WRC). No entanto, ao contrário do que aconteceu este ano, terá um programa parcial dividindo o terceiro i20 N Rally1 Hybrid com um piloto ainda por anunciar. Em 2023 foi partilhado por Dani Sordo e Craig Breen, e após o falecimento do irlandês Teemu Suninen.
Segundo o construtor, neste momento decorrem negociações com os seus pilotos de WRC e WRC2 com vista a fechar o alinhamento. Lappi chegou à equipa este ano e conseguiu quatro pódios, incluindo o segundo lugar no Rali da Sardenha que contribuiu para uma histórica dobradinha da Hyundai. Consigo continua o co-piloto Janne Ferm.
O presidente da Hyundai Motorsport, Sean Kim, afirmou: ‘Quando assinámos com o Esapekka pela primeira vez para a época de 2023, o nosso objetivo era ter uma combinação de pilotos fortes e experientes para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos. Ele demonstrou um forte potencial esta temporada, mas há decididamente assuntos por acabar, por isso estamos muito satisfeitos por ele ficar connosco com a motivação interior de corrigir isso. Todas as três duplas confirmadas são incrivelmente talentosas e sabem o que é preciso para ganhar no WRC, sublinhando a força das nossas intenções’.
Já o chefe de equipa da Hyundai Motorsport, Cyril Abiteboul, comentou assim a continuidade de Lappi: ‘Estamos satisfeitos por anunciar a próxima peça do puzzle de 2024 com o Esapekka e o Janne a ficarem com a nossa equipa para a próxima época. O papel deles será apoiar o Thierry [Neuville] e o Ott [Tänak] no campeonato, assim como focarem-se no desenvolvimento do carro – algo em que o Esapekka demonstrou ser particularmente bom este ano. Acreditamos que esta é uma força formidável que nos pode ajudar a alcançar os nossos objetivos e a alcançarmos mais vitórias. Ainda estamos a finalizar a imagem completa para a próxima temporada, e iremos anunciar os nossos planos no momento devido, mas por agora estamos muito satisfeitos por ter um alinhamento tão forte ao volante dos nossos carros do WRC’.