Depois dos rumores da semana passada, a FIA confirmou que a Andretti Cadillac avança para a próxima fase do processo de criação de uma nova equipa de Fórmula 1. A Rodin Carlin, outra das candidatas, já tinha avançado com essa confirmação, que agora é oficial.
A entidade federativa esclarece que depois do processo de candidaturas, e analisadas as propostas, concluiu-se que a Andretti Formula Racing LLC era a única a cumprir os rigorosos critérios definidos para afinar para a segunda fase. Ao todo existiram quatro candidaturas na primeira fase, num procedimento de Expressão de Interesse encetado em fevereiro.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse numa nota no site da instituição: ‘A FIA foi muito clara ao estabelecer critérios rígidos para a entrada desde o começo do procedimento de Expressão de Interesse. O nosso objetivo, depois de rigorosas diligências durante a fase de candidaturas, foi só aprovar as pretendentes a entrar que satisfizeram os critérios definidos e demonstraram que acrescentariam valor ao desporto. A FIA é obrigada a aprovar candidaturas que cumpram com os requisitos da candidatura de Expressões de Interesse e aderimos a esse procedimento ao decidir que a candidatura da Andretti Formula Racing LLC iria proceder para a próxima fase do processo de candidatura. Ao tomar esta decisão, a FIA está a agir em conformidade com as diretivas da União Europeia sobre a participação e desenvolvimento no desporto motorizado’.
O dirigente congratulou depois os responsáveis pelo projeto americano: ‘A Andretti Formula Racing LLC foi a única entidade que cumpre os critérios de seleção que foram definidos em todos os aspetos materiais. Congratulo o Michael Andretti e a equipa dele por uma submissão minuciosa. Também agradeço a todas as pretendentes equipas pelo interesse e participação delas’.
Por fim, Ben Sulayem comentou: ‘O processo de Expressão de Interesse parte da aceitação positiva dos regulamentos de unidades motrizes da F1 para 2026 entre os fabricantes atuais, que também atraíram mais compromisso da Audi, Honda e Ford e o interesse da Porsche e da General Motors. Gostaria de agradecer a todos os membros da equipa FIA no processo de Expressão de Interesse pelos esforços deles para garantir uma avaliação zelosa de todas as candidaturas recebidas’.