Esteban Ocon, membro da equipe Alpine F1, negou que as dificuldades enfrentadas pela equipe nesta temporada de Fórmula 1 sejam semelhantes à sua experiência anterior com a equipe Manor como estreante. Ocon estreou na Fórmula 1 em 2016 com a Manor, uma equipe agora extinta associada à Mercedes. A Manor enfrentou dificuldades financeiras e não conseguiu atualizar seu carro, resultando em um desempenho ruim e nenhum ponto para Ocon. Em contraste, a Alpine enfrentou desafios nesta temporada com um novo conceito de carro, mas Ocon acredita que há esperança de melhora, pois eles estão mais próximos do final do grid em comparação com a situação da Manor em 2016.
Ocon reconhece que a formação compacta e o potencial de melhorias oferecem a ele “otimismo” de que a difícil situação atual da Alpine não persistirá no futuro previsível.
“Sabemos que não estamos na posição desejada, então devemos progredir e somos obrigados a fazê-lo”, afirmou.
“No meu tempo na Manor, eu sabia que estaríamos no final do grid. Não receberíamos atualizações e isso era o fim.
“É uma perspectiva completamente diferente. Como você mencionou, é uma questão de décimos, e você está bem ali.”
A Alpine admitiu que seu último carro está lidando com problemas de tração, mas Ocon está esperançoso por um desempenho mais promissor na Arábia Saudita, especialmente considerando que o problema foi exacerbado no Bahrein.
“Acredito que, a partir do Bahrein, essencialmente maximizamos o que tínhamos disponível”, avaliou. “Precisamos avaliar precisamente onde estamos.
“O carro teve um desempenho melhor aqui no ano passado em comparação com o Bahrein. Tínhamos mais velocidade. Lembro-me de ter me classificado em sexto lugar aqui no ano passado. Claro, não vou afirmar que me classificarei em sexto lugar este ano, mas aspiramos a estar um pouco mais próximos do pelotão do que estávamos no Bahrein.
“Esperamos extrair um pouco mais. Esse é o objetivo. Vamos conseguir? Não sabemos, mas é para isso que nos esforçamos.”
Em relação ao circuito de Jeddah ser menos exigente com a tração, Ocon comentou: “Isso é um ponto válido. Vamos ver como isso se desenrola. É uma pista que eu realmente gosto.
“Em algum momento de 2021, eu estava na pole position, o que foi uma conquista legal. Cheguei perto de alcançar o pódio. Terminei consistentemente entre os pontos.
“Estou ansioso para pilotar nesta pista e me divertir. Primeiro e acima de tudo, é por isso que estamos aqui. Estou animado para ver o que podemos conquistar.”