A Porsche revelou o Taycan 2025, apresentando o que é tecnicamente uma atualização de meio ciclo em vez de uma nova geração. Esta atualização traz melhorias notáveis em desempenho e design tanto para a berlina como para a carrinha Sport Turismo, especialmente nas populares versões GTS e na nova versão Taycan 4. No entanto, isso vem acompanhado de um aumento significativo de preço que pode fazer até os fãs mais fervorosos hesitar.
O GTS Potente Recebe um Aumento
O Taycan GTS, o modelo mais desportivo da gama, agora oferece impressionantes 690 cavalos de potência com a sua função de overboost, um aumento sólido de 100 cv em relação ao seu antecessor. Graças ao botão de impulso do pacote Sport Chrono de série, os condutores podem libertar mais 93 cv durante dez segundos, reduzindo em 0,4 segundos o tempo de 0 a 100 km/h. Agora, a berlina GTS e a carrinha Sport Turismo aceleram até aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos, com a berlina a completar o quarto de milha em apenas 11,1 segundos. A Porsche também melhorou a experiência de condução com o perfil de Som Elétrico Desportivo do Turbo S, adicionando um impacto auditivo para os amantes de emoções.
Para este desempenho extra, os compradores pagarão um prémio. A berlina Taycan GTS 2025 começa nos $149,895, enquanto a variante Sport Turismo tem um preço de $151,795—ambas considerando a taxa de destino de $1,995. Isso torna os modelos GTS quase $9,000 mais caros do que no ano passado.
Apresentando a Berlina Taycan 4 com Tração Integral
A Porsche também expandiu o Taycan 4, que agora inclui uma versão sedan ao lado do anteriormente exclusivo Cross Turismo. O Taycan 4 oferece 402 cv com a bateria standard ou 429 cv com o pack melhorado. Com o controlo de lançamento, pode atingir 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Para otimizar a eficiência, o Taycan 4 pode operar em modo de tração traseira, desacoplando o motor dianteiro quando a tração extra não é necessária, reintegrando-o de forma contínua em milissegundos.
O sedan Taycan 4 tem um preço de 105.295 dólares, e a Porsche inclui uma suspensão pneumática adaptativa, faróis LED matriciais e um sistema de som de 10 altifalantes como características standard. Novas opções de cores como Slate Grey Neo, Pale Blue e Purple Sky adicionam um toque estético fresco para 2025.
Uma Linha Ampla com Preços Premium
A Porsche agora oferece 13 variantes do Taycan, variando do modelo base a 101.395 dólares até ao modelo topo de gama Turbo GT que pode atingir impressionantes 286.845 dólares totalmente equipado. Mas enquanto a gama Taycan se expande, a Porsche enfrenta uma queda nas vendas. As entregas globais do Taycan caíram 50% nos primeiros nove meses de 2024, com a empresa a citar a fraca procura na China e a transição para este modelo atualizado como razões.
Com o seu desempenho aprimorado, novas características e preços premium, a gama Taycan 2025 visa reacender o interesse no EV da Porsche. Mas com os preços a aproximarem-se do território dos supercarros, o Taycan renovado da Porsche enfrentará uma batalha mais difícil para se manter competitivo no mercado de luxo elétrico em rápida evolução.