A Revelação Choque da Aston Martin: A Verdadeira Razão por Trás da Falha de Travões de Fernando Alonso Revelada
Num desenvolvimento surpreendente, a Aston Martin revelou a verdadeira causa dos problemas de travões de Fernando Alonso durante o Grande Prémio da China, que acabou por levar à sua saída prematura da corrida. O Diretor da Equipa e CEO Andy Cowell lançou uma bomba antes do Grande Prémio do Japão, confessando que Alonso estava equipado com um ducto de travão diferente do seu companheiro de equipa Lance Stroll, uma decisão que se revelou catastrófica apenas quatro voltas após o início da corrida.
Alonso, um campeão de duas vezes, encontrou-se numa situação de cortar a respiração ao descrever: “Os travões aparentemente estavam mesmo quentes desde o início da corrida, e depois, na Volta 3 ou Volta 4, pisei nos travões na Curva 1 e o pedal foi até ao fundo do chassi, e isso foi super assustador.” O quase acidente do espanhol poderia ter resultado numa colisão massiva se tivesse ocorrido numa curva diferente da pista.
As revelações continuaram a surgir enquanto Andy Cowell, da Aston Martin, esclarecia a questão controversa. “O problema de travões que tivemos no carro do Fernando, tínhamos um conjunto de ducto de travão diferente no carro do Fernando em comparação com o do Lance,” revelou Cowell. As consequências da desgraça de Alonso na China levaram a equipa a reavaliar as suas estratégias e processos para o futuro.
As desgraças parecem estar a acumular-se para Alonso esta temporada, com o piloto de 43 anos ainda sem ver a bandeira quadriculada em qualquer Grande Prémio. A sua saída precoce na Austrália, juntamente com a recente falha de travões na China, tem sido, sem dúvida, um duro golpe. Em contraste, Stroll conseguiu garantir pontos em ambas as corridas, posicionando-se de forma impressionante em oitavo lugar na classificação com 10 pontos.
Cowell, uma figura experiente no mundo do automobilismo após a sua passagem pela Mercedes, vê este revés como uma oportunidade valiosa de aprendizagem para a equipa. “Sim, queremos experimentar coisas novas, é sempre importante fazer experiências, mas também é importante garantir que as coisas estão prontas para a corrida,” enfatizou Cowell. O incidente levou a uma revisão minuciosa dos processos de desenvolvimento da equipa e das interações do sistema para evitar que tais contratempos ocorram no futuro.
Com a corrida de Suzuka no horizonte, Alonso estará ansioso para inverter a situação e garantir alguns pontos muito necessários para a Aston Martin. À medida que a equipa navega por este período tumultuado, todos os olhos estarão em Alonso para ver se ele consegue recuperar deste revés e deixar a sua marca no próximo fim de semana de corrida.