O patrocínio tornou-se um elemento importante nos desportos de alto nível. Hoje em dia, o patrocínio de locais, atletas, equipas e eventos é comum, à medida que as marcas tentam tirar o máximo proveito da visibilidade que o patrocínio lhes oferece.
O patrocínio proporciona ao desporto um apoio financeiro imenso. Os indivíduos podem cobrir despesas como viagens, equipamento da equipa, alojamento e muito mais. Os clubes podem comprar equipamentos e material e utilizar o dinheiro do patrocínio para manter o seu recinto. Os treinadores podem investir em formação, desenvolvimento de treinadores e desenvolvimento de talentos. Os locais podem cobrir alguns dos custos operacionais.
Como muitos outros, o desporto motorizado é uma área do desporto que recebe muito patrocínio. Abaixo, analisamos os benefícios do patrocínio no desporto motorizado e alguns dos grandes acordos de patrocínio neste desporto.
Os Benefícios do Patrocínio no Desporto Motorizado
O patrocínio no desporto motorizado tem sido vantajoso para ambas as partes do acordo. As vastas quantias de dinheiro que os patrocinadores enviaram para as equipas proporcionaram-lhes recursos essenciais.
Na Fórmula Um, por exemplo, as equipas conseguiram utilizar os recursos para cobrir os altos custos da competição. Isso pode incluir desde o desenvolvimento técnico e logística até a investigação em inovações aerodinâmicas.
O investimento graças aos patrocinadores não foi feito apenas nos veículos, mas também nos pilotos e em outros talentos. As equipas conseguiram alocar recursos a talentos de topo, incluindo pilotos, engenheiros e especialistas cruciais. Como resultado, as equipas testemunharam um melhor desempenho na pista.
Organizações de Moto
As organizações de desportos motorizados também têm recorrido a patrocinadores. MotoGP, Moto2 e Moto3 são três exemplos. Tal como na F1, o patrocínio tem impulsionado o desenvolvimento tecnológico, permitido que as equipas cobram custos logísticos e outros custos elevados, e contratado os melhores talentos.
A MotoGP também tem visto patrocinadores apoiarem iniciativas de sustentabilidade. Tal como outras organizações desportivas, a MotoGP tem certos valores e deseja atrair marcas cujos valores estejam alinhados com os seus. A iniciativa da organização ‘Racing for the Future’ é apelativa para marcas que observam práticas ecológicas e desejam mostrar o seu próprio compromisso com a sustentabilidade.
O patrocínio também alterou a forma como os fãs se envolvem com o desporto. Os patrocinadores estão a utilizar plataformas digitais e sociais para criar conteúdos imersivos que o público tecnicamente inclinado irá responder. As novas formas de interação com o desporto estão a fomentar conexões mais profundas entre o desporto e os fãs.
Um tipo de negócio que pode estar interessado em patrocínios é um casinó online da NZ. O negócio teria muita visibilidade num país que adora desportos motorizados e que produziu pilotos de corrida de classe mundial, como Bruce McLaren, Denny Hulme e Scott Dixon.
Negócios de Patrocínio Bem-Sucedidos no Desporto Motorizado
O desporto motorizado tem assistido a alguns negócios massivos. Aqui estão alguns dos mais bem-sucedidos.
LVMH com a F1
Em outubro de 2025, a F1 e a LVMH anunciaram um acordo que fará com que a marca de luxo francesa, que inclui Louis Vuitton, TAG Heuer e Moët Hennessy, se torne um parceiro global da organização a partir do início de 2025. O acordo terá a duração de 10 anos.
Como parte do acordo, a Louis Vuitton é agora o parceiro principal do Grande Prémio da Austrália e a TAG Heuer é o cronometrista oficial. A LVMH tem apoiado a F1 há muito tempo. Em 1969, a TAG Heuer tornou-se a primeira empresa a ter o seu logótipo na parte de trás de um carro. Em 1971, a empresa tornou-se a primeira a patrocinar uma equipa.
Qatar Airways e MotoGP
Embora haja incerteza sobre o que o futuro reserva para o patrocínio na MotoGP, devido à chegada dos novos proprietários Liberty Media, uma parceria de destaque na organização é o seu acordo multianual de 2024 com a Qatar Airways. Como parte do acordo, a MotoGP exibirá o nome da companhia aérea à beira da pista em vários locais do calendário. A empresa também será o patrocinador principal do Grande Prémio de Motociclismo da Austrália, bem como do Grande Prémio de Motociclismo do Qatar. Em troca, a companhia aérea fornecerá serviços de passageiros e carga para a MotoGP, incluindo bilhetes comerciais, voos charter para o pessoal do campeonato e serviços de frete.
BMW Safety Cars
A BMW é outra marca que tem estado envolvida no patrocínio ao desporto motorizado há anos, na forma de carros de segurança. Isto é algo de um golpe de mestre em termos de marketing, uma vez que a marca tem fornecido carros de segurança em vários tipos diferentes de desporto motorizado, incluindo corridas de carros de turismo, corridas de MotoGP e as 24 Horas de Le Mans. Os BMW também têm, por vezes, sido utilizados como carros médicos na Fórmula E. Em 2025, em Bangkok, a empresa apresentou o M5 Touring Safety Car como o líder da frota de carros de segurança para a MotoGP.
O patrocínio é uma enorme oportunidade para o desporto profissional. As organizações de desporto motorizado e as suas equipas têm tirado o máximo proveito dos seus benefícios e anunciado algumas parcerias altamente produtivas. Outros acordos bem-sucedidos incluem a parceria da Ducati com a empresa de fornecimento de energia de backup Riello UPS, na MotoGP, e a marca KitKat da Nestlé a tornar-se a barra de chocolate oficial da F1 para a temporada de 2025, antes de se expandir pelo mundo em 2026.