Roger Penske, o homem por trás do legado da Team Penske, continua a sua incansável busca pela dominância no desporto motorizado. Ao embarcar na sua jornada como piloto de corridas, Penske rapidamente descobriu que a sua verdadeira paixão estava na propriedade de equipas. Aposentando-se das corridas em 1965, abriu uma concessionária de Corvette na Filadélfia, que lançou as bases para a criação da Penske Racing em 1966.
Avançando para 2025, Penske não mostrou sinais de abrandamento. O seu talento para aproveitar oportunidades de campeonato é evidente. Com três títulos consecutivos da NASCAR desde 2022, duas vitórias na Indy 500, duas vitórias nas 24 Horas de Rolex, o campeonato IMSA GTP de 2024 e o campeonato WEC de 2024, o império do desporto motorizado de Penske não mostra sinais de declínio. Adicionar mais uma vitória ao seu currículo em 2025 apenas sublinha o seu sucesso contínuo.
A primeira vitória da Team Penske na Indy 500 ocorreu em 1972, graças a Mark Donohue. Desde então, a equipa acumulou 20 vitórias na Indy 500, com as mais recentes em 2023 e 2024, cortesia de Josef Newgarden. A sua mais recente conquista foi a vitória nas 12 Horas de Sebring, liderada pela equipa Porsche-Penske #7.
Refletindo sobre a vitória com a NBC Sports, Roger Penske disse: “O Porsche 963 foi excecional. Podia-se ver que estava cada vez melhor à medida que o tempo esfriava. Trabalho inteligente nas boxes, bom trabalho, sem problemas por lá. Chegar em 1-2 aqui depois de tanto tempo desde que vencemos esta corrida. Apenas um dia incrível.” Esta vitória marcou o fim de uma espera de 17 anos desde que a Penske Racing venceu pela última vez o campeonato das 12 Horas de Sebring em 2008, liderada por Timo Bernhard, Romain Dumas e Emmanuel Collard.
Na NASCAR, a Team Penske estreou-se em 1972 e desde então conquistou cinco títulos. O mais recente foi em 2023 e 2024 por Ryan Blaney e Joey Logano, respetivamente. Logano tem mais dois títulos no seu currículo, e Brad Keselowski conquistou o quinto campeonato para a Team Penske em 2012.
Nos Rolex 24 Horas de Daytona de 2024 e 2025, a equipa Porsche Penske manteve-se firme. Em 2024, Dane Cameron, Matt Campbell, Felipe Nasr e Josef Newgarden conquistaram o título. Um ano depois, Nasr, com Nick Tandy e Laurens Vanthoor, replicou a vitória, sublinhando o talento da Penske para construir equipas vencedoras em várias modalidades desportivas.
Além da sua equipa, Roger Penske é uma figura significativa no automobilismo americano. Ele é proprietário do Indianapolis Motor Speedway, casa da Indy 500 e do Brickyard 400, e detém os direitos da IndyCar. Ambos foram adquiridos à Hulman and Company em 2019. Para evitar conflitos de interesse, Penske afastou-se das operações da IndyCar.
Quanto à temporada de 2025, Penske tem os olhos postos em três campeonatos diferentes. No entanto, a temporada da NASCAR não começou tão forte quanto esperava, com o seu melhor resultado a ser o quarto lugar de Ryan Blaney em Atlanta e o sexto lugar de Austin Cindric em Las Vegas. A pressão está sobre Penske, uma vez que a sua equipa de aliança técnica, Wood Brothers Racing, conseguiu uma vitória antes deles.
Com rivais abundantes na NASCAR Cup Series, NTT IndyCar Series, IMSA SportsCar Series e no Campeonato Mundial de Resistência, Penske vai procurar manter a dominância em todas as séries. No entanto, as dificuldades no início da temporada na NASCAR são uma preocupação. Será que isso é apenas uma ‘ressaca de campeonato’ ou um sinal do que está por vir? Só o tempo dirá.