Num desfecho surpreendente na primeira sessão de treinos do Grande Prémio da Arábia Saudita de F1, Pierre Gasly da Alpine destacou-se em relação ao líder do campeonato, Lando Norris, ao conquistar o primeiro lugar na tabela de tempos. O tempo estrondoso de 1m29.239s de Gasly deixou Norris a apenas 0.007s, enviando ondas de choque pelo paddock.
Após uma forte exibição no Bahrein, onde Gasly garantiu uma posição de qualificação em quinto lugar e um início em quarto lugar devido a uma penalização na grelha, a Alpine parece estar a encontrar o seu ritmo após um início fraco na temporada de 2025. Charles Leclerc da Ferrari ficou em terceiro lugar, apenas 0.070s atrás do ritmo de Gasly.
Oscar Piastri da McLaren completou os quatro primeiros, com o grupo da frente separado por uma margem mínima de 0.102s. Piastri mostrou as novas atualizações da McLaren, incluindo um difusor renovado e alterações na aleta do ducto de travão traseiro, acrescentando um elemento de intriga ao desempenho da equipa.
À medida que a sessão se desenrolava, rostos familiares como Lewis Hamilton e Max Verstappen encontraram-se em território desconhecido, terminando em oitavo e nono lugar, respetivamente, a seis décimos do tempo impressionante de Gasly. Jovens talentos como Yuki Tsunoda e Liam Lawson fizeram-se notar, com Lawson prestes a enfrentar escrutínio por desconsiderar as instruções do diretor de corrida.
A sessão de treinos também trouxe surpresas na parte de trás da grelha, com a Haas a provar ser a equipa mais lenta e Ollie Bearman a sobreviver a um encontro próximo com a parede da Curva 1, resultando em danos na asa dianteira. À medida que as equipas ajustam as suas estratégias e configurações, o palco está montado para um emocionante fim de semana de corridas em Jeddah.