Is Red Bull’s Future in F1 Doomed Without Max Verstappen?
Rumores sobre a possível saída de Max Verstappen da Red Bull provocaram ondas de choque no mundo da Fórmula 1, com especialistas a alertarem que a sua saída poderia significar um desastre para o futuro da equipa no desporto. Apesar de estar vinculado a um contrato até 2028, a especulação é intensa de que o atual campeão do mundo está a considerar uma mudança da equipa que chama de lar desde 2016. Esta incerteza provocou, alegadamente, uma “grande preocupação” dentro da equipa, com o Conselheiro Principal Helmut Marko a confirmar a existência de cláusulas de saída no contrato de Verstappen.
Os potenciais destinos para o superstar de 27 anos incluem a Mercedes e a Aston Martin, embora Verstappen tenha mantido silêncio sobre as suas intenções. O comentador da Sky Sports, David Croft, soou o alarme, sugerindo que, se Verstappen decidir partir, a Red Bull poderia até considerar sair do desporto se não conseguir competir por campeonatos. Croft questionou o compromisso da equipa com a F1 se não estiver a alcançar vitórias e títulos, tendo em conta os substanciais investimentos financeiros que fazem no desporto.
As dificuldades de Verstappen na pista esta temporada alimentaram ainda mais as preocupações sobre o futuro da Red Bull. Com apenas uma vitória em cinco corridas, ele encontra-se atrás do líder precoce do campeonato, Oscar Piastri, e de Lando Norris da McLaren na classificação. A saída de Sergio Perez na pré-temporada deixou a Red Bull à procura de um companheiro de equipa adequado para Verstappen, com a breve passagem de Liam Lawson a ser substituída por Yuki Tsunoda. Embora Tsunoda tenha mostrado melhorias, ele não tem conseguido desafiar consistentemente na frente da grelha, deixando Verstappen sem o apoio necessário para recuperar o campeonato.
As esperanças da Red Bull de recuperar o título que perderam para a McLaren em 2024 estão rapidamente a desvanecer, com os campeões em título já a ter uma vantagem confortável de 99 pontos. À medida que o Grande Prémio de Miami se aproxima, todos os olhares estarão voltados para a Red Bull e Verstappen para ver se conseguem dar a volta à sua temporada e evitar uma potencial crise que poderia colocar em questão o futuro da equipa na F1.