Lando Norris, uma figura chave no mundo da Fórmula 1, prevê uma emocionante reviravolta na temporada de 2025. Ele imagina um cenário onde as vitórias nas corridas não estão confinadas às habituais quatro melhores equipas, indicando um aumento na competitividade e imprevisibilidade.
Na temporada de 1982, houve um recorde de 11 vencedores diferentes. Embora a temporada de 2025 possa não refletir esta diversidade, o CEO da McLaren, Zak Brown, espera uma temporada extraordinária com várias equipas a ascender ao degrau mais alto do pódio.
A Fórmula 1 assistiu a uma mudança significativa na sua paisagem na temporada anterior. Max Verstappen conquistou o seu quarto título de campeão consecutivo, mas não foi uma tarefa fácil como foi durante a sua dominante temporada de 2023. A concorrência foi feroz, com a McLaren, Ferrari e Mercedes a garantirem várias vitórias.
A McLaren emergiu como a grande vencedora, conquistando o Campeonato de Construtores e empurrando a Red Bull para o terceiro lugar, logo atrás da Ferrari. A temporada foi um testemunho da crescente competitividade do desporto, com sete pilotos a vencerem corridas e dez a experimentarem a emoção de terminar no pódio. A Alpine também deixou a sua marca com um duplo pódio no Brasil.
A diminuição da diferença entre as equipas foi evidente durante as qualificações também. Houve uma redução notável no défice de tempo do Q1 no Bahrein, que encolheu de quase um segundo para apenas meio segundo em Abu Dhabi.
Norris antecipa uma competição ainda mais feroz na temporada de 2025, a última sob as atuais regulamentações. “Todos os anos em que as regras não mudam, cada vez que as regulamentações não mudam, fica cada vez mais próximo,” disse ele durante o lançamento da decoração do F1 75.
Ele sublinhou o impressionante progresso das equipas do meio do pelotão para o final da temporada anterior e previu que até equipas fora das quatro melhores tradicionais poderiam garantir vitórias. Norris acredita que este é um desenvolvimento positivo para a Fórmula 1, para os seus fãs e para o desporto como um todo.
No entanto, os regulamentos de 2026 podem reorganizar a ordem competitiva, um desenvolvimento que Norris vê com algum pesar. “É uma pena que tudo mude em 2026 porque estou à espera que seja uma boa temporada e difícil para todos nós,” disse ele.
Zak Brown da McLaren partilha a perspetiva de Norris, prevendo também que mais de quatro equipas possam vencer corridas este ano. “Acho que esta temporada deve ser épica e ainda mais próxima do que no ano passado. Portanto, estou a antecipar oito vencedores diferentes,” disse Brown.
Com o pelotão mais próximo do que nunca, 2025 promete ser uma das temporadas mais emocionantes da história recente da Fórmula 1. Se a McLaren conseguirá manter o seu título de Construtores ainda está por determinar, mas uma coisa é certa—os entusiastas da Fórmula 1 podem esperar uma temporada emocionante pela frente.