A desilusão de Chandler Smith no Homestead-Miami Speedway em Outubro passado foi dura—mas o seu desastre no Duel de Daytona 500 de 2025 pode doer ainda mais.
No outono passado, Smith parecia preparado para um avanço na Cup Series, conquistando a pole e lutando pela vitória antes de um pit stop mal executado com um macaco preso debaixo do seu carro que arruinou a sua corrida. Ele conseguiu um 13º lugar nesse dia. Mas em Daytona, não houve segundas oportunidades. Um erro de cálculo de milésimos de segundo na Volta 14 da corrida de qualificação do Duel na noite de quinta-feira levou o seu No. 66 Ford Mustang Dark Horse a um desastre, arrastando vários concorrentes com ele.
“A responsabilidade é minha, e peço desculpa.”
À medida que a poeira assentava, Smith não fugiu à responsabilidade. Falando à Frontstretch após a corrida, ele admitiu o seu erro dispendioso.
“A responsabilidade é minha, e peço desculpa,” disse Smith.
O acidente, provocado por uma manobra mal avaliada para a pista interior, eliminou vários grandes nomes, incluindo Ty Gibbs, Bubba Wallace, Tyler Reddick e Michael McDowell. Smith revelou mais tarde que uma falha no seu espelho digital o deixou a lutar com a visibilidade.
“O meu espelho digital parou de funcionar depois de chegarmos à reta de trás da primeira volta. Não conseguia ver pelo espelho do lado esquerdo a menos que estivessem a 3 metros do meu lado esquerdo.”
Infelizmente, o seu status de equipa “aberta” significava que precisava de ser o carro não charter mais bem classificado para conseguir entrar na Daytona 500. Com a sua saída precoce, esse sonho está oficialmente acabado.
Sem Redenção na Daytona—Mas Sem Desculpas Também
Esta não foi apenas mais uma oportunidade perdida. Diferente de frustrações anteriores, onde Smith às vezes desviava a culpa, desta vez assumiu total responsabilidade. Reconheceu o trabalho árduo que a sua equipa fez durante a pré-temporada e lamentou os danos causados aos seus concorrentes.
“Foi uma má decisão da minha parte.”
Para Smith, Daytona continua a ser um quebra-cabeças não resolvido. Em duas tentativas na Cup, ainda não conseguiu ver a bandeira quadriculada na Grande Corrida Americana.
Helio Castroneves Ainda Tem uma Chance
Enquanto as esperanças de Smith para o Daytona 500 estão oficialmente acabadas, nem todos os envolvidos no acidente estão sem opções. O campeão de quatro vezes da Indy 500, Helio Castroneves, que também foi apanhado na carnificina, ainda tem um caminho para a corrida graças à Isenção Provisória Aberta.
Mas para Chandler Smith? Ele fica a questionar o que poderia ter sido—novamente.