IndyCar Introduz Novas Diretrizes Surpreendentes para Pilotos Substitutos na Indy 500
Numa medida inovadora da Penske Entertainment, as regras para pilotos substitutos na próxima Indianapolis 500 foram clarificadas, inspiradas na ambiciosa tentativa de ‘The Double’ do piloto da Arrow McLaren/Hendrick Motorsports, Kyle Larson. Larson, campeão da NASCAR Cup Series em 2021, pretende competir tanto na Indy 500 como nos 600 milhas do evento da NASCAR Cup Series no Charlotte Motor Speedway a 26 de maio.
No ano passado, a estreia de Larson na Indy 500 foi repleta de drama, uma vez que teve de esperar por tempestades em Indiana, atrasando a corrida até ao início da noite. Este atraso fez com que perdesse o início da corrida da NASCAR em Charlotte. Apesar de chegar durante a corrida, o mau tempo frustrou os seus esforços para participar.
Para evitar um cenário semelhante este ano, o proprietário da equipa de Larson na Cup, Rick Hendrick, afirmou que o foco de Larson seria em Charlotte, podendo ser necessário um piloto suplente para o Chevy nº 17 na Indy. As regras foram ajustadas em relação ao ano passado, onde um piloto substituto não podia ser utilizado devido à ausência de um piloto de reserva para cumprir o requisito de ‘refresher’ estabelecido pela série.
De acordo com as novas diretrizes, o diretor da equipa Arrow McLaren, Tony Kanaan, um ex-vencedor da Indy 500, deverá passar pelo processo de refresher para estar elegível para substituir Larson, se necessário. Os principais pontos das regras atualizadas incluem o piloto substituto a completar o programa de refresher no primeiro dia de treinos, mudanças limitadas na configuração durante o programa, e a perda da posição qualificada da entrada se um piloto substituto for utilizado.
Além disso, o piloto substituto não deve ter participado em qualquer sessão que não seja o programa de refresher para permitir que o piloto qualificado original regresse e corra, se considerado necessário.
Estas regulamentações rigorosas visam garantir uma transição suave caso seja necessário um piloto substituto, oferecendo clareza e estrutura ao processo. A Indy 500 promete ser um espetáculo de velocidade e habilidade, com a intrigante possibilidade de trocas de pilotos a adicionar uma camada extra de emoção para os fãs de desporto motorizado em todo o mundo.