Elementos inovadores ocultos no mais recente carro de Fórmula 1 da McLaren para 2025 foram sugeridos pelo CEO da empresa, Zak Brown. Esta revelação surge enquanto Lando Norris, ao volante do novo veículo, estabeleceu o ritmo no primeiro dia de testes da F1.
Norris registou um tempo de referência de 1:30.340s no dia inaugural de testes no Circuito Internacional do Bahrein. Todas as equipas estavam ansiosas para se familiarizarem com as suas novas máquinas, enquanto se preparam para o início da próxima temporada na Austrália.
Apesar de detentora do título de construtor campeão do mundo atual, o novo carro da McLaren parece ter sofrido alterações mínimas em relação ao seu antecessor, o que se deve ao seu desempenho ao longo da temporada anterior. Isto contrasta com as atualizações significativas e reformulações realizadas pelos concorrentes da McLaren na sua tentativa de reduzir a distância em relação à equipa baseada em Woking.
A Red Bull, por exemplo, reformulou completamente o seu modelo anterior. Da mesma forma, o SF-25 da Ferrari distingue-se do seu antecessor, enquanto a equipa procura a sua primeira vitória no campeonato desde 2008. A Mercedes também implementou várias modificações distintivas no seu carro, com aspirações para que o W16 desafie consistentemente por lugares no pódio e vitórias.
Numa entrevista pós-teste com a Sky Sports F1, Brown elucidou um pouco sobre a filosofia de desenvolvimento da McLaren durante o inverno. Embora tenha reconhecido os esforços para melhorar o seu design estabelecido, insinuou a presença de elementos não notados incorporados no seu mais recente modelo. “Há algumas coisas lá que eu não acho que tenham sido totalmente notadas ainda no nosso carro, o que eu penso que acontecerá a seu tempo à medida que todos tiram as suas fotografias,” afirmou Brown.
O CEO enfatizou ainda a intensa competição esperada na próxima temporada, notando que cada equipa terminou o ano anterior com um carro de corrida robusto. “Este campeonato vai estar mais próximo do que nunca,” disse Brown.
Num desenvolvimento adicional, a FIA impôs que todos os carros devem conformar-se a testes de flexão mais rigorosos para asas dianteiras até ao Grande Prémio de Espanha de 2025. Esta mudança irá, sem dúvida, exigir mais modificações e inovações de todas as equipas, acrescentando mais uma camada de intriga à próxima temporada.
Em conclusão, à medida que a preparação para a nova temporada continua, a sugestão subtil de Zak Brown indica que poderemos ainda ver mais surpresas do carro de Fórmula 1 da McLaren para 2025.