A VW vai aproveitar a presença no salão de Munique, na Alemanha, para apresentar ao público a segunda geração do T-Roc, um dos modelos mais vendidos da marca germânica e produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, Portugal.
A nova geração do crossover, com base no Golf, apresenta um salto evolutivo que é evidente à primeira vista, graças a um design poderoso e depurado. Mantém o ADN característico do T-Roc, com a silhueta tipo coupé na secção traseira, tirando o máximo partido dos 12 cm adicionais de comprimento total face ao modelo anterior. As proporções mais generosas permitem que o novo T-Roc apresente um design mais dinâmico e expressivo.
A secção dianteira surge atualizada e desempenha um papel importante na nova interpretação do T-Roc. Os novos faróis LED dianteiros são de série. Os faróis IQ.LIGHT LED Matrix estão disponíveis como opção nas versões Style e R-Line e estão ligados ao logótipo VW iluminado por uma faixa luminosa estreita.

O perfil também apresenta novidades com linhas originais, que, no entanto, mostram que estamos claramente com ADN T-Roc. A carroçaria redesenhada tem uma aerodinâmica 10% melhorada, com um coeficiente de arrasto de 0,29 cx. Já na traseira do T-Roc destaca-se igualmente pela barra LED contínua com o logótipo VW iluminado a vermelho.
O interior foi significativamente melhorado e apresenta uma qualidade premium, com superfícies suaves e tecnologias inovadoras. Por exemplo, o painel de bordo é revestido com um tecido recentemente desenvolvido, que, em conjunto com a iluminação ambiente, cria uma atmosfera ao estilo lounge.

Além disso, o novo T-Roc adota diversas funcionalidades dos modelos Tiguan e Tayron, como a mais recente evolução do controlo da experiência de condução, que permite, entre outras funções, selecionar perfis de condução e controlar o volume. Uma novidade no T-Roc – e também no seu segmento – é o head-up display projetado no para-brisas, que exibe informações importantes, como a velocidade ou pictogramas de navegação, diretamente no campo de visão do condutor, e que está disponível como opção.
Em matéria de espaço, a nova geração do T-Roc reforça a sua imagem familiar, com mais espaço para os passageiros no banco traseiro, graças aos 12 cm adicionais no comprimento do novo T-Roc.

Além disso, um banco ergoActive com 14 vias de ajuste elétrico e função de massagem estará disponível pela primeira vez no T-Roc, na versão Style. O volume da bagageira aumenta em 30 litros, totalizando 475 litros quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros.
O novo T-Roc é o terceiro SUV da VW a ser baseado na mais recente fase evolutiva da matriz modular transversal, a MQB evo – beneficiando assim dos avanços de hardware e software desta plataforma modular. Entre as inovações incluídas encontra-se uma nova versão do Travel Assist. Este sistema permite mudanças de faixa automáticas, como também reage com ainda maior antecipação aos limites de velocidade.

Pela primeira vez, o novo T-Roc inclui também sistemas como o Park Assist Pro, que utiliza a função de memória para permitir manobras de estacionamento totalmente automáticas em percursos até 50 metros, podendo ainda ser controlado por smartphone para entrar ou sair de lugares de estacionamento mais apertados.
Numa primeira fase o T-Roc vai surgir com duas versões do motor eTSI de 1,5 litros, com 116 e 150 cv e 220 e 250 Nm de binário máximo respetivamente, a que se junta uma caixa automática de sete velocidades e sistema de 48V que disponibiliza mais 19 cv, sempre em modo temporário.

Posteriormente, seguir-se-ão dois sistemas de propulsão full hybrid, uma estreia no grupo VW, que contam sempre com tração dianteira. Estará disponível no futuro um T-Roc R, com um motor 2.0 mild hybrid, como variante mais potente da gama, e igualmente uma caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades.