A Kia terminou 2025 no Top 10 das marcas que mais automóveis novos venderam no mercado nacional: 7650, informou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o que representa um aumento de 2% face a 2024 (mesmo que este crescimento tenha correspondido a uma pequena diminuição da quota de mercado, de 3,58% para 3,40%). Mas a marca sul-coreana ambiciona, até 2008, vender, anualmente, 10 000 unidades, e alcançar uma quota de mercado de 5%, no nosso país, desiderato apoiado por uma forte ofensiva de novos produtos. Na agenda para 2026, Sportage e EV5 chegam em janeiro, K4 em fevereiro, EV2 e K4 SW em abril, Seltos em junho, e XCeed em julho. Finalizado o plano, na gama, nove modelos híbridos ou térmicos, dois híbridos plug-in, e nove elétricos.
O EV5 tem dimensões próximas das do Sportage, insere-se no segmento C-SUV, e, no início da sua carreira comercial, planeado para breve, monta um motor elétrico dianteiro de 218 cv, alimentado por uma bateria com 81 kWh de capacidade, o que lhe permite anunciar 530 km de autonomia no ciclo combinado WLTP. A potência de carregamento é de até 150 kW em postos rápidos (10%-80% 0h30 minutos), e de até 11 kW em corrente alternada (0%-100% em 7h30h), contando ainda o sistema com a função V2C, para alimentação de dispositivos elétricos externos. Para uma fase subsequente de comercialização, estão previstas mais versões, nomeadamente uma com uma bateria com menos capacidade, e outra com dois motores e tração integral.
O interior do EV5, sobretudo no que ao tablier diz respeito, evoca o do EV9, e de modelos recentes da KIA, também contanto com três ecrãs, dois com 12,3’’ (instrumentação e comando do sistema de infoentretenimento), e um com 5,1’’ (controlo da climatização), posicionados lado a lado e sob a mesma cobertura. A iluminação ambiente, que pode mudar de forma automática em função do modo de condução, permite criar alertas visuais para o condutor (violações de limites de velocidade, por exemplo). Já a bagageira oferece 610 litros de capacidade, com todos os lugares disponíveis, e o portão traseiro conta com abertura e fecho elétricos do tipo “mãos-livres”. Muito em breve o importador para Portugal da Kia promete revelar mais informações acerca da sua nova criação, nomeadamente os respetivos preços.













