A menos um mês da revelação oficial (marcada para 6 de novembro próximo) do novíssimo Twingo E-Tech Elétrico, a Renault decidiu libertar as primeiras quatro imagens oficiais da mais recente geração (100% elétrica, naturalmente) do citadino que se tornou um ícone na sua versão original. Aliás, e como tem sido timbre do fabricante gaulês com algumas das suas mais recentes criações (de que são exemplos emblemáticos os novos Renault 5 e Renault 4, também eles totalmente elétricos), boa parte da inspiração para o Twingo da quarta geração provém, justamente, do modelo lançado em 1993, no que promete ser mais um interessante, e bem conseguido, exercício de “revivalismo modernista”, nomeadamente no capítulo do design.
Esta proximidade inequívoca está patente, desde logo, numa frente que parece sorrir, onde se destacam as óticas redondas por LED, e o capot inclinado, com para-brisas integrado. Ao passo que, atrás, marcam presença os farolins, igualmente por LED em formato de meia-lua; o óculo posterior ovalizado; e o nome do modelo, estilizado, aplicado no portão traseiro.


Do interior ainda não foram reveladas quaisquer imagens definitivas, mas espera-se não se afaste muito do exibido pelo protótipo que antecipou o novo Twingo, apresentado no Salão de Bruxelas, em janeiro último. Configuração do tipo 2+2 lugares, banco traseiro deslizante e rebatível em duas partes simétricas, painel de instrumentos digital de 7”, ecrã central de 10”, e decoração assente em cores garridas, serão alguns dos seus elementos fundamentais.



Quanto ao resto, há que esperar por 6 de novembro para conhecer todos os detalhes, mas é já sabido que o Twingo E-Tech Elétrico terá por base a plataforma AmpR Small (a mesma dos novos R5 e R4), numa versão adaptada para uso citadino, pelo que é de esperar que partilhe com os seus primos direitos boa parte dos elementos mecânicos. Ainda assim, também aqui é possível (qundo não provável) que existam novidades relevantes, uma vez que alguma poupança terá de ter sido feita para que o modelo possa ser proposto, na sua versão de acesso, por menos de €20 000 quando chegar ao mercado, em 2026.
Por fim, os que pretenderem ser dos primeiros a receber o seu exemplar do Twingo E-Tech Elétrico têm a sua disposição um website em que poderão efectuar antecipadamente a respetiva encomenda, que será produzida e entrega antes das demais, entre outros benefícios. As pré-encomendas esrtão abertas desde ontem para Itália; e a partir de 13 de outubro para Bélgica, Espanha, Países Baixos e Alemanha; de 15 de outubro para o Reino Unido; e de 22 de outubro para França – não se sabendo se mais países serão integrados no programa, e quando, nem se Portugal fará parte dos mesmos.
