A Porsche está a preparar-se para oferecer carregamento elétrico sem fios para os seus modelos 100% elétricos.
O construtor automóvel germânico pretende lançar no mercado um sistema de carregamento de 11 kW com uma placa de base única para veículos totalmente elétricos. A placa de base única significa que é instalada no estacionamento ou garagem, não requer nenhuma caixa de parede ou unidade de controlo.
A nova geração totalmente elétrica do Porsche Cayenne será a primeira série de modelos da marca a estar disponível para encomenda com os recursos para a utilização deste novo sistema de carregamento indutivo.
Para o processo de carregamento, o Cayenne só precisa ser estacionado acima da placa base. A transferência de energia sem contacto entre as duas unidades de carregamento ocorre a uma distância de alguns centímetros. Para isso, o Cayenne abaixa automaticamente.

Além disso, aplaca de base possui um detetor de movimento e deteção de objetos estranhos. O processo de carregamento é interrompido automaticamente se um animal ou pessoa se colocar entre o veículo e a placa ou se um objeto metálico colocado em cima da base aquecer.
A placa de indução para carregamento elétrico apresenta-se com um peso de 50 kg e está equipada de série com um módulo LTE e WLAN, para permitir atualizações remotas de software.

“Conforto operacional, utilização diária e infraestrutura de carregamento continuam a ser os fatores decisivos para a fazer avançar a mobilidade elétrica”, disse Michael Steiner, membro do Conselho de Desenvolvimento da Porsche. “Estamos orgulhosos de poder disponibilizar em breve o carregamento indutivo para os modelos de produção em série da Porsche. Carregar um carro elétrico em casa nunca foi tão fácil e conveniente.”
A marca germânica já anunciou que esta nova solução de carregamento, batizada de Porsche Wireless Charging, será lançada inicialmente na Europa em 2026, e mais tarde nos restantes mercados globais.