A Peugeot anunciou a abertura de encomendas para o novo 3008 elétrico, que vai estar disponível no mercado a partir de fevereiro de 2024.
Com um visual ao estilo fastback, este é o primeiro modelo da casa de Sochaux a fazer uso da nova plataforma STLA Medium do grupo Stellantis, destinada a servir nada menos do que cerca de dois milhões de automóveis elétricos por ano. Lançado em 2009, o 3008 conta com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas, no conjunto dos mais de 130 países em que é comercializado.
Os novos 3008 e E-3008 distinguem-se pelo seu estilo SUV fastback, com uma silhueta dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28). O dinamismo das linhas felinas resulta, também, das dimensões equilibradas (comprimento: 4,54 m; largura: 1,89 m; altura: 1,64 m) que o tornam num dos mais compactos SUV do segmento C.
Com um design frontal totalmente novo, com a nova assinatura luminosa de três garras distintiva da Peugeot, a grelha e os faróis ultracompactos em LED nas versões Allure e de Pixel LED nas variantes GT são complementados por um perfil aerodinâmico e felino que realça a modernidade e a personalidade do E-3008. As jantes de liga leve com corte de diamante, em 19” ou 20”, enfatizam ainda mais a elegância do E-3008 como um SUV fastback,
A Peugeot modernizou a tradicional inclinação da linha fastback na traseira do 3008 com um spoiler “flutuante”, elemento inovador que valoriza a curvatura da carroçaria, otimizando a aerodinâmica. A generosa traseira exibe um estilo dinâmico, sublinhado pela emblemática assinatura luminosa de três garras (3D nas versões GT).
Já o interior pretende fazer jus à inovação exibida pela carroçaria, destacando-se o novo Panoramic i-Cockpit, dotado de uma arquitetura inovadora, em que o enorme ecrã panorâmico curvo de 21”, colocado defronte de, e orientado no sentido do condutor, é montado no painel de bordo através de um sistema de fixação invisível a partir do habitáculo. Para além disso existe um novo volante, bastante compacto, mas de design mais moderno, e com uma almofada central redesenhada e mais pequena,
Igualmente novos são os bancos, que combinam TEP e tecido no nível Allure, e TEP e Alcantara no nível GT, contando os dianteiros com uma espuma de elevada densidade, e podendo, pela primeira vez num Peugeot, dispor de apoios laterais adaptativos, possíveis de insuflar ou esvaziar eletricamente, para que possam adaptar-se ao corpo dos seus ocupantes.
Nesta fase de lançamento e abertura de encomendas, a oferta mecânica do novo Peugeot 3008 divide-se entre duas propostas, uma 100% elétrica, outra MHEV de tecnologia Hynbrid de 48V.
Começando pela versão de acesso, o E-3008 Electric 210, com motor e tração dianteiros, oferece 210 cv e 343 Nm, e recorre a uma bateria com 73 kWh de capacidade útil, que lhe garante uma autonomia de até 527 km em ciclo combinado WLTP, e de 656 em ciclo urbano.
O carregador de bordo trifásico de 11 kW, de série, permite o carregamento de 160 kW em corrente contínua, permitindo passar de 20% a 80% de carga em 30 minutos num posto de carregamento público.
Já a variante híbrida faz uso de uma nova geração do motor 1.2 PureTech, desenvolvido para se integrar com o sistema híbrido HYBRID 48V, o bloco MHEV oferece uma potência de 136 cv e um binário de 230 Nm às 1 750 rpm. Conjuga um turbocompressor de geometria variável, uma corrente de distribuição e um esquema de funcionamento segundo o ciclo Miller para melhor eficiência térmica da combustão, estando associado a uma caixa de velocidades automática e-DCS6 (Dual Clutch System) eletrificada de dupla embraiagem, com seis relações.
O motor elétrico que motor elétrico, que gera uma potência de 28 cv e um binário de 55 Nm. Permite a condução em modo 100% elétrico em cenários de baixos requisitos de binário e auxilia o motor de combustão a limitar os consumos. Nas desacelerações, atua como gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido, enquanto em acelerações mais fortes, fornece binário adicional ao motor a gasolina, a baixas rotações.
A Peugeot já fez saber que propõe, como preços de lançamento para particulares o novo 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6 a partir de €34 650 e o E-3008 Elétrico 210 cv (Bateria de 73 kWh) desde €46 150.
As versões EV beneficiam ainda de uma campanha, com oferta da easyWallbox e de 4 anos de manutenção e garantia (48 meses / 50 000 km; para clientes particulares).