A Toyota anunciou esta quarta-feira que vai investir €680 milhões na fábrica de Kolin na República Tcheca, para produzir aquele que será o primeiro modelo totalmente elétrico da marca produzido na Europa.
O construtor japonês não revelou detalhes sobre o novo modelo 100% elétrico, mas esclareceu que o investimento a realizar na sua fábrica da República Tcheca, vai permitir expandir a unidade de Kolin, dos atuais 152.000 para 173.000 metros quadrados para acomodar novas oficinas de pintura e soldagem, bem como uma nova fábrica de produção de baterias, que vai contar com um apoio do governo no valor de até €64 milhões.

“A produção deste novo veículo 100% elétrico é prova da dedicação dos nossos funcionários e da visão compartilhada com o Governo Tcheco para promover a mobilidade sustentável e a inovação”, disse Yoshihiro Nakata, presidente e CEO da Toyota Motor Europe.
Recorde-se que a Toyota produz atualmente o Aygo X e o Yaris Hybrid na fábrica de Kolin, que conta com uma capacidade de aproximadamente 220.000 veículos por ano.
A introdução da produção de veículos totalmente elétricos, vai aumentar o potencial da capacidade da fábrica de produção multivias e levar ao aumento de postos de trabalho diretos, com benefícios semelhantes para a cadeia de abastecimento, já que segundo a Toyota “o que a maioria do volume de peças será proveniente da República Tcheca”.