A Ford anunciou que deu início à produção do novo Transit Custom, na renovada linha de montagem de Yeniköy, na Turquia, que faz uso de uma tecnologia avançada de energia solar, uma gestão end-to-end impulsionada pela inteligência artificial e linhas de montagem que reduzem o ruído.
Com um investimento de €2 mil milhões nas instalações fabris, a linha de montagem de Yeniköy foi desenvolvida para estabelecer uma nova referência na produção automóvel na Turquia e liderar a transformação elétrica da indústria automóvel na região.
A unidade de produção é agora uma das fábricas mais eficientes de toda a indústria automóvel. Parte do consumo anual de eletricidade da fábrica é fornecida por aplicações inovadoras incorporadas, incluindo a primeira utilização de paredes de vidro fotovoltaico na indústria automóvel turca. Os painéis solares no telhado também contribuem para reduzir a dependência de eletricidade de origem externa, toda ela certificada como renovável.
Para além disso, a tecnologia Solar Wall capta a luz solar para aquecer a água das instalações, reduzindo a utilização de gás natural. Além disso, a Ford esclareceu que são utilizadas soluções de produção de vanguarda em todo o processo de produção. Os dados em tempo real e a inteligência artificial combinam-se para criar simulações de produção virtual, ajudando a otimizar a eficiência da produção e permitindo respostas ágeis às flutuações da procura, ao fornecimento de componentes ou a variações nos processos de produção.
No próximo ano, terá início a produção em massa da E-Transit Custom elétrica e do E-Tourneo Custom, apoiada por credenciais de sustentabilidade que contribuirão para que a linha de montagem da Ford Otosan, na Turquia, atinja a neutralidade carbónica em todas as suas instalações até 2030.
“A moderníssima linha de montagem de Yeniköy está já a contribuir para que a Ford Pro melhore a qualidade oferecida aos seus clientes e, sendo uma das unidades de produção automóvel mais eficientes do mundo, estabelece novos padrões para a produção de veículos comerciais multi-energia em grande escala”, sublinhou Hans Schep, Diretor-Geral da Ford Pro Europa.