A Audi está a trabalhar no desenvolvimento do RS3 GT, a designação da derradeira versão do desportivo equipada com o motor de 5 cilindros 2.5 TFSI. A confirmação surgiu num vídeo publicado no YouTube, no canal CarSpyMedia, em que é possível ver-se o modelo em ação no “Inferno Verde”, como é conhecido o mítico circuito de Nürburgring-Nordschleife.
Toda a informação carece, necessariamente, de confirmação, mas esta versão do RS3 deverá contar com diversos apêndices aerodinâmicos específicos, nomeadamente entradas de ar suplementares e defletor traseiro. A “receita” GT também deverá incluir novas afinações para a direção e para a suspensão, travões com discos de maiores dimensões, e rodas exclusivas (jantes e pneus).


Já no que respeita ao rendimento do motor, a expectativa é de supere os 400 cv e 500 Nm oferecidos pelo atual RS 3! O site Motor1 refere que Sebastian Grams, diretor da Audi Sport, admitiu, publicamente, que o emblemático 5 cilindros em linha ainda mais potencial para evoluir, mas que a sua saída de cena é inevitável. Os alemães até consideram que é possível adaptar a mecânica a normas de emissões muito restritivas, mas a operação obrigaria a um investimento que o volume reduzido de vendas não justificaria.
Seja como for, a verdade é que o afamado EA855 continua a estar instalado no Cupra VZ5, inclusive na sua mais recente evolução. Havendo rumores que, em 2027, poderá vir a equipar uma edição especial comemorativa do 25º aniversário do VW Golf R, no que seria a sua mais potente variante de sempre.








