CATL e Voyah assinaram um acordo de parceria de 10 anos para o desenvolvimento de novos produtos, cujo fito é promover a imagem e a implantação das duas empresas no mercado automóvel global. A primeira é o maior fabricante mundial de baterias, a segunda a marca de prestígio da Dongfeng, e as ambas são chinesas.
Na oficialização do acordo, que decorreu no passado dia 17 de dezembro, participaram Feng Changjun, homem- forte da Dongfeng Motor, Lu Fang, responsável da Voyah, e Robin Zeng, administrador-delegado da CATL, líder mundial no fabrico de baterias para automóveis elétricos. Segundo o firmado por ambas as partes, a CATL irá colaborar com a Voyah no desenvolvimento de uma nova geração de baterias; e, simultaneamente, a marca tem garantido acesso privilegiado à tecnologia, incluindo às baterias das séries Qilin, Shenzing e Freevoy.

CATL e Voyah também assumiram o compromisso de desenvolver sistemas para trocas rápidas de baterias. A marca premium do Grupo Dongfeng trabalhará numa nova geração de modelos elétricos, baseada na arquitetura técnica Bedrock da CATL, que permite o recurso a baterias capazes de garantir uma autonomia de até 1000 km, a tecnologias by-wire (sem fios) e, ainda, a sistemas de condução autónoma dos Níveis 3 e 4.
O acordo também prevê que os parceiros colaborem em operações de marketing e negócios para expandirem as suas atividades fora da China. A Voyah, de acordo com o site China EV DataTracker, registou um crescimento das vendas de mais de 80% nos primeiros onze meses de 2025, entregando cerca de 134 000 automóveis elétricos, todos equipados com baterias CATL.










