A Abarth apresentou o segundo modelo 100% elétrico da sua gama, o 600e, que a marca italiana assume que é o modelo mais potente de sempre, com 280 cv de potência.
O novo modelo, desenvolvido com a Stellantis Motorsport, marca um passo importante para a Abarth, uma vez que estabelece uma nova referência para os hot hatch elétricos e para a desportividade e eletrificação dos automóveis urbanos, graças à sua atitude racing.
Esteticamente, Abarth decidiu marcar a diferença trabalhando em quatro elementos em particular: os para-choques dianteiro e traseiro, o spoiler e as jantes. Na frente, os engenheiros e os designers esticaram a silhueta, destacando o chamado “nariz de tubarão”, melhorando o desempenho aerodinâmico e, assim, dotando o para-choques específico de um volume caraterístico e com a inscrição tridimensional Abarth.

O aspeto frontal é também o resultado de uma configuração rebaixada e de uma via alargada com 30 mm adicionais à frente e 25 mm adicionais atrás.
Longe de serem meramente estéticas, as formas fortemente quadradas do spoiler aerodinâmico e do extrator no para-choques foram estudadas e testadas no túnel de vento para melhorar o desempenho do Novo Abarth 600e.

Além disso, este novo Escorpião está equipado com jantes de liga leve com acabamento diamantado de 20’’ polegadas de 5 raio concebidas para recuperar os gráficos estilizados do ferrão do Escorpião e permitem um vislumbre dos travões desportivos e das pinças pintadas, entre as suas largas aberturas.
No interior, existem semelhanças com o Fiat 600e, no entanto o Abarth 600e apresenta uma combinação entre couro sintético e Alcantara, com costuras numa cor contrastante.

Destaque para o volante desportivo com inserções em couro e Alcantara, tanto na parte superior como na inferior, acrescenta desportividade adicional e maximiza a aderência. A singularidade do novo Abarth 600e é conseguida através de escolhas específicas, como um banco dedicado, pedais revestidos a alumínio, apoios para os pés e tapetes com o Scorpionissima que, graças aos seus vidros escurecidos, mantém o seu espírito misterioso e sombrio.

O aspeto interior é também enriquecido por elementos adicionais como a placa Abarth, o painel de instrumentos TFT a cores de 7’’ com gráficos específicos da Abarth, a cobertura do túnel central – que, tal como a luz ambiente do lado esquerdo do condutor, só estará disponível na edição limitada Scorpionissima – e o painel de instrumentos – pintado de preto no Abarth 600e Turismo e de preto mate com serigrafia preta brilhante no Scorpionissima.

O Abarth 600e está disponível em duas versões: o desportivo Abarth 600e Turismo de entrada de gama, com 240 cv de potência, e a edição limitada Scorpionissima totalmente equipada com 280 cv de potência e um binário máximo de 300 Nm, para uma experiência de condução mais divertida e que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,85s e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. Esta versão Scorpionissima está limitada a apenas 1949 exemplares.

Ambas as versões do novo Abarth 600e estão equipadas com três modos de condução. O modo Turismo proporciona uma aceleração mais suave e 150 cv de potência para o Abarth 600e Turismo e 205 cv para o Scorpionissima, combinados com 300 Nm de binário para uma experiência de condução divertida e eficiente com uma velocidade máxima limitada a 150 km/h. Esta configuração inclui também uma calibração desportiva do pedal do acelerador e da direção, bem como uma calibração standard do ESP.

Já o segundo modo de condução, Scorpion Street, inclui uma potência de 205 cv para o modelo Turismo e de 230 cv para o Scorpionissima, com um binário de 345 Nm e uma velocidade máxima limitada a 180 km/h; o terceiro modo de condução, Scorpion Track, inclui uma calibração agressiva do pedal do acelerador, uma afinação de direção sport+ e afinações aprimoradas do ESP. A configuração Scorpion Track é a forma como o Abarth se torna mais divertido, com a máxima performance para os dias em pista e com velocidade máxima de 200 km/h, binário de 345 Nm e uma potência superior de 280 cv para o Abarth 600e Scorpionissima e de 240 cv para a versão Turismo.

A marca do Escorpião já anunciou que o novo 600e vai chegar ao mercado no início de 2025, com um preço em Portugal que arranca nos €45.000.