A Stellantis acaba de apresentar a plataforma multienergia STLA Frame, concebida para modelos pick-up com carroçaria sobre chassis e modelos SUV full-size – um segmento fundamental na América do Norte e noutros mercados globais.
A nova plataforma foi concebida para proporcionar uma autonomia de até 1100 km com motorizações de autonomia alargada (REEV) e de 800 km em configuração 100% elétrica, bem como uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg. Para além disso, a plataforma suporta a travessia de água até uma profundidade de 610 mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e para diversas utilizações.
Destinada a suportar as pick-up full-size, veículos comerciais ligeiros e modelos SUV da Stellantis, os veículos que vão ser equipados com a nova plataforma serão inicialmente disponibilizados com uma inovadora gama de propulsores, incluindo um sistema totalmente elétrico e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada. A STLA Frame também poderá acomodar sistemas de combustão interna, híbridos e de propulsão a hidrogénio no futuro.
O sistema REEV, que combina uma bateria, módulos de propulsão elétrica (EDM) dianteiros e traseiros, gerador de bordo e motor de combustão interna, permite aos condutores transportar ou rebocar cargas pesadas em distâncias maiores sem sacrificar a autonomia.
A STLA Frame é construída com aço avançado de alta resistência, proporcionando maior durabilidade e rigidez com menos peso. A secção central alargada aloja o conjunto da bateria, com travessas reforçadas que a protegem em caso de impacto lateral. Um revestimento longitudinal completo reduz a resistência aerodinâmica para ajudar a maximizar a autonomia de condução, sublinhando o compromisso da Stellantis com a eficiência sem sacrificar o desempenho.
A plataforma acomoda conjuntos de baterias com refrigeração líquida que variam entre 159 e mais de 200 kWh. Também foi concebida para suportar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo a adaptabilidade nos próximos anos.
A STLA Frame suporta carregamento rápido, e a Stellantis anuncia que nas configurações 100% elétricas, o carregamento rápido DC de 800 volts até 350 kW pode adicionar 160 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os modelos de autonomia alargada podem obter até 80 quilómetros em 10 minutos com o carregamento rápido DC de 400 volts até 175 kW.
“Tal como a STLA Medium e a STLA Large, a STLA Frame combina uma autonomia sem precedentes com novos níveis de capacidade e desempenho para oferecer a melhor autonomia, carga útil e capacidade de reboque da sua classe para os nossos clientes que precisam de modelos ‘pick-up’ e SUV fiáveis e potentes, para transportar as suas famílias ou impulsionar os seus negócios”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Com a tecnologia de veículos 100% elétricos e de autonomia ampliada disponíveis em breve, estamos a fornecer soluções ‘sem cedências’ para os compradores que podem estar hesitantes em experimentar o seu primeiro veículo elétrico. Estamos orgulhosos desta maravilha da engenharia e estamos ansiosos por vê-la ganhar vida na nossa próxima ofensiva de produtos na Jeep e na Ram.”
Recorde-se que a Stellantis está a investir mais de €50 mil milhões em eletrificação até 2030 para atingir os seus ambiciosos objetivos: 100% de vendas de veículos de passageiros totalmente elétricos na Europa e 50% de vendas de veículos de passageiros e modelos pick-up light duty 100% elétricos nos EUA até 2030.