A Opel revelou que a nova geração do Grandland vai contar com uma inédita versão 100% elétrica que promete uma autonomia de até 700 km.
O renovado SUV da marca germânica é o primeiro modelo da casa de de Rüsselsheim a beneficiar da plataforma STLA Medium nativa para modelos 100% elétricos e vai contar com um novo conjunto de baterias planas com até 98 kWh, bem como um motor elétrico de nova geração e funcionalidades de poupança de energia, como a bomba de calor, de forma que o novo Grandland Electric seja capaz de oferecer uma elevada autonomia.
Além disso, em matéria de carregamentos, a Opel garante que o novo Grandland 100% elétrico necessita de cerca de 26 minutos para recarregar até 80% da capacidade da bateria, numa estação de carregamento rápido.
Para além da motorização puramente elétrica, a nova geração do Grandland vai ainda oferecer uma variante híbrida plug-in, que combina um motor a gasolina de três cilindros e 1,2 litros e uma bateria grande o suficiente para prometer 85 km de autonomia em modo totalmente elétrico.
Além disso, a versão híbrida com tecnologia de 48 Volts a combina o mesmo motor de 136 cv com um motor 48V de 28 cv, transmitindo a potência às rodas dianteiras através de uma caixa automática de seis velocidades e dupla embraiagem.
O novo Grandland, tal como o Peugeot 5008, troca a plataforma EMP2 projetada pela PSA pela nova arquitetura STLA Medium da Stellantis, que permite ao SUV da Opel crescer o 173 mm em comprimento, 31 mm em altura e 64 mm em largura, tornando-o substancialmente maior que seu antecessor.
Inspirado no protótipo Opel Experimental revelado em 2022, a nova geração do Gradland surge com um novo design com foco na otimização aerodinâmica de forma a aumentar a autonomia da nova variante elétrica.
A Secção fontal é marcada pelos novos faróis Intelli-Lux Pixel Matrix HD que usam 25 600 LEDs individuais cada e são acompanhados por uma nova versão transparente do visual Vizor 3D da Opel, que apresenta pela primeira vez um logótipo iluminado. De perfil, destaque para as jantes de liga leve de 19 ou 20’’.
Na traseira, a assinatura de iluminação distinta em forma de bússola, incluindo a primeira integração da designação “Opel” iluminada como parte da mesma, também faz a sua estreia num modelo de produção.
E totalmente em linha com a abordagem Greenovation da Opel para conservar todos os recursos relacionados com o automóvel, o nome já não é apresentado em letras cromadas, mas sim centralmente gravado na porta da bagageira.
No interior, o Grandland está dotado de um painel de instrumentos de 10’’, totalmente digital, que em combinação com o head-up display Intelli-HUD, evita a necessidade de tirar os olhos da estrada.
Ao centro do tablier está o ecrã central do sistema de infoentretenimento de 16’’, que pode receber atualizações de software over-the-air e está equipada com inteligência artificial ChatGPT. Na sua base, a Opel manteve botões de atalho para os controlos do rádio e do ar condicionado.
A longa distância entre eixos da nova geração do Graldland, de 2,78 metros e a porta da bagageira inclinada realçam o aumento do espaço no habitáculo e na bagageira. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, criando assim um volume de carga de até 1641 litros.
O novo SUV topo de gama da Opel está ainda dotado de uma extensa lista de sistemas de assistência ao condutor, incluindo o Cruise Control Automático com função Stop & Go, o Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, a Adaptação Inteligente da Velocidade e o In Crash Braking, um sistema que tem como objetivo ajudar a evitar uma colisão secundária em caso de acidente, todos de série. O sistema Intelli-Drive 2.0, que integra numerosos assistentes eletrónicos e os combina com o assistente semiautomático de mudança de faixa e a adaptação da velocidade recomendada, também está disponível como opção.
“O novo Grandland é um marco para a Opel. Com ele, todos os Opel, sem exceção, estão agora disponíveis em versão elétrica. Este é um grande passo na nossa ofensiva elétrica. O novo Grandland foi concebido e desenvolvido em Rüsselsheim e será construído em Eisenach. A relação com o Opel Experimental é inconfundível. Oferece inovações que foram vistas pela primeira vez neste extraordinário ‘concept car’. O novo Grandland irá, por conseguinte, reforçar a nossa posição no importante segmento dos C-SUV”, afirmou o CEO da Opel, Florian Huettl.