A VW está a definir a estratégia de nomenclatura dos seus modelos, anunciando a transferência das designações familiares dos modelos com motor de combustão para sua família totalmente elétrica ID.
Desta forma, a marca germânica vai transferir os nomes mais tradicionais, como Golf, Tiguan ou Passat, para seus modelos elétricos a cada nova geração. Ao mesmo tempo, todos os veículos com propulsão convencional continuarão a ser comercializados com os seus nomes atuais.

Com essa estratégia, a VW une os universos dos motores elétricos e de combustão, proporcionando aos clientes uma orientação intuitiva por meio do portfólio de produtos da marca no futuro.
Desta forma, a designação da família de modelos elétricos, conhecida pelo prefixo ID, não vai desaparecer, mas a partir de agora, o construtor alemão junta-lhe uma designação conhecida.

No âmbito da nova estratégia de nomenclatura de dois modelos, a VW anunciou que o ID.2 agora será chamado de ID.Polo, seguido pelo ID.Cross, um crossover elétrico, que substituirá o T-Cross.
“Os nomes dos nossos modelos estão firmemente enraizados na mente das pessoas. Eles representam uma marca forte e incorporam características como qualidade, design atemporal e tecnologias para todos. É por isso que estamos a levar os nossos nomes tradicionais para o futuro. O ID. Polo é apenas o começo.”, disse Thomas Schäfer, CEO da VW

A marca anunciou ainda que o novo ID.Polo e o ID.Polo GTI vão ser apresentados na próxima semana, no salão de Munique, ainda com a tradicional camuflagem, bem como o ID.Cross concept, que antecipa a versão de produção que será lançada no final de 2026.