A Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem (APCAP), apresentou em Lisboa, a nova aplicação SOS Autoestradas, a primeira aplicação móvel que tem como objetivo de tornar mais simples a forma como os condutores solicitam assistência em caso de acidente ou avaria nas autoestradas.
Desenvolvia em conjunto pelas 21 concessionárias associadas da APCAP, a nova aplicação, permite localização rápida e precisa do condutor e viatura, bem como o sentido de marcha e a via onde o veículo se encontra, evitando assim a utilização dos postos SOS nas autoestradas, porque em caso de acidente todo o tempo conta.
“São mais de 3000 postos telefónicos de emergência que estão disponíveis na rede de autoestradas, mas que nem sempre são utilizados”, disse Manuel Melo Ramos, presidente da APCAP. “A partir de agora, qualquer pessoa, desde que tenha um telemóvel, poderá atuar como um posto SOS caso seja protagonista ou testemunha de um incidente, evitando dessa forma, andar a pé até ao posto mais próximo para pedir ajuda”, concluiu o presidente da APCAP.
Disponível gratuitamente para download na Apple Store e na Google Play Store, a aplicação SOS Autoestradas é fácil e intuitiva de utilizar, bastando clicar na aplicação para chamar de forma automática a assistência da concessionária. Para além disso, se o condutor estiver fora da rede nacional de autoestradas, a aplicação permite ligar diretamente para o serviço de urgência 112.
Segundo os dados da APCAP, atualmente cerca de 12.000 pessoas contactam as linhas de ajuda das concessionárias de autoestradas, um número que se soma aos aproximadamente 150 mil incidentes detetados pelas assistências todos os anos ao longo da última década.
Para além disso, atualmente, 80% das chamadas são feitas por condutores de ligeiros e as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, são as zonas onde as concessionárias registam o maior volume de contactos, com um pico de incidentes durante a época de verão.
Para já a aplicação SOS Autoestradas vai cobrir a totalidade dos 3300 quilómetros dos representantes da APCAP, mas no futuro, o Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, espera que aplicação possa “ser alargada a outras vias, sendo certo que o o combate à sinistralidade rodoviária passa pela conservação de diversas medidas, aplicadas nas mais diversas áreas, quer seja nos veículos, nas infraestruturas rodoviárias, quer seja nos utilizadores”.
Para além da expansão da aplicação para outras vias, a APCAP, espera que em breve a SOS Autoestradas possa estar disponível no Apple Car Play e no Android Auto, tornando mais fácil a sua utilização por parte do condutor.
Por isso, se vai viajar de automóvel nas férias de Verão, o melhor é mesmo descarregar para o seu telemóvel a nova aplicação SOSO Autoestradas.