Lando Norris, representando a Grã-Bretanha, pilotou o carro McLaren MCL38 durante o Grande Prêmio da Espanha do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Barcelona, Espanha, em 21 de junho de 2024.
Durante a sessão de treinos livres, Norris alcançou o tempo mais rápido, utilizando pneus macios e completando uma volta em 1:14.228. Isso o colocou apenas 0.024 segundos à frente do campeão mundial Max Verstappen, que também utilizou o composto de pneus vermelhos para sua melhor volta.
Verstappen, que anteriormente venceu no Circuito de Barcelona-Catalunya em 2016, está atualmente liderando o campeonato com uma vantagem de 56 pontos.
Carlos Sainz, pilotando pela Ferrari, teve um bom início de seu fim de semana de corrida em casa ao garantir a terceira posição, com um tempo de volta três décimos mais lento que o de Norris. Sainz alcançou esse tempo utilizando pneus médios.
George Russell, em quarto lugar, também optou pelo pneu de banda amarela para sua volta cronometrada. Sergio Perez e Oscar Piastri seguiram em quinto e sexto lugar, respectivamente, ambos utilizando pneus macios.
Lewis Hamilton, representando a Mercedes, terminou em sétimo lugar, enquanto Esteban Ocon deu ânimo à Alpine ao garantir o oitavo lugar.
Fernando Alonso, pilotando pela Aston Martin, teve o único incidente notável durante a sessão. Ele saiu da pista na curva 9, fazendo com que uma pequena parte de seu carro AMR24 se soltasse após bater na zebra. O controle da corrida suspendeu brevemente a sessão para remover os destroços da pista. Alonso conseguiu retomar seu programa sem maiores problemas.
Alex Albon, da Williams, completou o top 10, seguido por Charles Leclerc da Ferrari e Valtteri Bottas da Sauber.
Ollie Bearman retornou ao carro VF-24 da Haas para sua segunda de seis sessões de treinos planejadas, como parte de sua audição para uma vaga de piloto em 2025. Ele terminou em 19º lugar, dois décimos de segundo atrás de seu companheiro de equipe da Haas, Kevin Magnussen.