Alex Albon sofreu um grave acidente durante a intensa sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. A sessão foi repleta de momentos de perigo e foi liderada por Lando Norris.
Albon causou uma bandeira vermelha quando passou por cima da zebra na Curva 6, fazendo com que seu carro colidisse violentamente com o muro do lado direito. O carro então deslizou para o muro do lado esquerdo com menos impacto, mas ainda espalhou detritos pela pista.
Albon conseguiu sair do carro em segurança e pediu desculpas à sua equipe pelo rádio. A sessão foi brevemente interrompida para a limpeza.
A presença da bandeira vermelha durante esta sessão não foi surpreendente, considerando os inúmeros momentos de quase acidente que ocorreram. O que foi surpreendente, no entanto, foi que Albon bateu em um local diferente, já que a maioria dos momentos dramáticos ocorreu nas velozes Esses no início do setor final.
O primeiro piloto a enfrentar um teste de reflexos foi Oscar Piastri nas Curvas 9 e 10, onde ele conseguiu se recuperar de uma pequena instabilidade em seu McLaren. Isso foi apenas o começo de uma série de momentos cada vez mais dramáticos.
Fernando Alonso também teve um momento de perigo quando passou pela brita em alta velocidade após a Curva 10, mas felizmente evitou bater no muro. George Russell teve que usar a área de escape depois de passar por uma versão mais extrema da instabilidade de Piastri, cortando a segunda parte da curva.
Valtteri Bottas também teve um momento de perda de controle, girando 360 graus entre as Curvas 9 e 10 antes de voltar à pista sem causar danos pela brita.
Após a bandeira vermelha causada pelo acidente de Albon, a sessão foi retomada com Norris mantendo sua posição no topo da classificação. Lewis Hamilton, Max Verstappen e Sergio Perez tiveram momentos fora da pista nos minutos finais da sessão.
Verstappen conseguiu garantir o segundo melhor tempo sem estabelecer um melhor tempo pessoal em nenhum dos setores. Russell também obteve um resultado semelhante, ajudado por um setor final melhorado, ficando em terceiro lugar pela Mercedes. Charles Leclerc, Yuki Tsunoda e Perez ficaram todos a menos de um décimo de segundo de Norris em sexto lugar.
Lance Stroll e Carlos Sainz seguiram de perto em sétimo e oitavo lugar, respectivamente, enquanto Hamilton terminou em nono lugar, 0,207 segundos atrás do líder. Piastri completou o top 10.