Os dois pilotos, que são amigos fora da pista, foram os melhores desempenhos neste fim de semana, como têm sido na maior parte do ano. Nenhum deles enfrentou desafios de seus companheiros de equipe durante a sessão de classificação de sábado. Norris venceu Verstappen por 0.020s para garantir a pole position pela primeira vez em sua carreira.
Com base no que vimos durante o fim de semana do Grande Prêmio da Espanha, esses dois pilotos têm vantagem na conhecida pista de Barcelona. Eles foram três décimos de segundo mais rápidos do que qualquer um de seus concorrentes. É provável que o vencedor seja um deles.
Em contraste com seus companheiros de equipe, Oscar Piastri, da McLaren, e Sergio Perez, da Red Bull, tiveram performances decepcionantes no sábado. Piastri cometeu erros durante suas voltas no Q3 e acabou em 10º lugar nas telas de cronometragem. Perez terminou em 8º lugar, mas recebeu uma penalidade de três posições no grid, o que o empurrou para o 11º lugar. Como resultado, Piastri subiu para o 9º lugar.
O herói local Fernando Alonso se beneficiou da penalidade de Perez e subiu para o 10º lugar. O piloto da Aston Martin sempre se apresenta bem diante de sua entusiasmada torcida local.
A dupla da Mercedes, Lewis Hamilton (P3) e George Russell (P4), poderia potencialmente interromper a previsão de “Norris x Verstappen”. Eles partirão da segunda fila, o que lhes dará uma boa posição para navegar pela complicada primeira curva após a largada.
Certamente será uma corrida interessante, especialmente considerando a história entre Hamilton e Verstappen. Suas batalhas na pista frequentemente terminam em controvérsia.
Os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, partirão da terceira fila, mas suas performances na classificação foram decepcionantes. O chefe da equipe, Fred Vasseur, espera um pódio, mas resta saber se isso é um objetivo realista. O desempenho dos carros da Ferrari hoje é incerto: eles podem ser competitivos ou ter dificuldades.
Apesar dos desenvolvimentos na Alpine e do retorno de Flavio Briatore à equipe Renault, Pierre Gasly e Esteban Ocon partirão da quarta fila. Eles surpreenderam a si mesmos e aos outros com atualizações bem-sucedidas em seus carros.
Por outro lado, as atualizações nos carros da VCARB falharam, resultando em uma queda de desempenho para Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo. Eles partirão da penúltima fila, que atualmente é ocupada pelos pilotos da Williams. Vale ressaltar que Ricciardo conquistou um resultado de classificação em 5º lugar no Canadá da última vez.