Lando Norris dirige-se para o Grande Prémio de Itália em Monza com uma nova confiança e impulso, depois da sua vitória dominante em Zandvoort. Isto marca uma mudança significativa para o britânico, que anteriormente teve de se contentar com um segundo lugar em 2021, atrás do então colega de equipa Daniel Ricciardo, sob ordens da equipa. Mas desta vez, Norris entra no fim de semana como favorito, tendo superado Max Verstappen da Red Bull e o seu atual colega de equipa, Oscar Piastri, na Holanda.
Norris, refletindo sobre as suas perspetivas em Monza, expressou a sua emoção na conferência de imprensa pré-corrida da McLaren: “Estou entusiasmado por ir a Monza como vencedor de dois Grandes Prémios. Começar a segunda parte da temporada de 2024 com uma vitória foi fantástico, e pretendemos levar este impulso em frente enquanto procuramos reduzir as diferenças no Campeonato”.
Ele acrescentou: “Monza é uma pista onde me saí bem no passado, e é a mais rápida do calendário, o que aumenta a emoção. Fizemos o nosso trabalho de casa, analisámos o nosso desempenho em Zandvoort e estamos focados em fazer ainda mais progressos. Estamos prontos para garantir outro bom resultado para a equipa”.
Oscar Piastri, que também tem mostrado promessa na sua temporada de estreia com a McLaren, ecoou o otimismo de Norris: “Voltámos com uma boa performance na semana passada e estamos prontos para repetir em Monza. Analisámos a nossa experiência em Zandvoort para levar os pontos positivos para este fim de semana. Monza é um circuito onde gostei de correr nas séries juniores e estou entusiasmado por correr novamente em frente aos apaixonados fãs italianos”.
O Diretor da Equipa da McLaren, Andrea Stella, que supervisionou a notável transformação do MCL38 no carro mais competitivo da grelha, enfatizou a importância de se manterem com os pés assentes no chão, apesar do seu recente sucesso. “Depois de um resultado incrivelmente forte de Lando e Oscar em Zandvoort, agora voltamos imediatamente a nossa atenção para Monza, uma das corridas mais antecipadas do calendário”, disse Stella.
“A equipa construiu e entregou um carro que está a revelar-se extremamente competitivo, mas temos de nos manter focados e continuar a melhorar. Sabemos que os desafios que se avizinham não serão fáceis, mas estamos altamente motivados para as restantes corridas da temporada.”
À medida que a McLaren se dirige para Monza, a equipa não só procura mais vitórias, mas também está empenhada em manter o ímpeto que os tem levado a reduzir a diferença para os seus rivais. Com ambos os pilotos e a gestão da equipa a expressar confiança e cautela, o palco está montado para um potencialmente emocionante fim de semana no circuito mais rápido da Fórmula 1.