Lando Norris, um piloto britânico da McLaren, acredita que o potencial do carro de Fórmula 1 da McLaren para a temporada de 2024 não deve ser julgado com base em seu desempenho no próximo Grande Prêmio do Bahrain. Nos últimos anos, a McLaren tem enfrentado dificuldades no início da temporada, muitas vezes sendo eliminada nas primeiras fases da classificação. No entanto, após um bom desempenho em 2023, onde eles desafiaram consistentemente a Red Bull, as expectativas para a McLaren aumentaram. Apesar disso, Norris negou que a McLaren será capaz de competir por pódios logo de cara, considerando o progresso feito pela Red Bull e Ferrari. Norris explicou que é difícil determinar sua posição em relação às outras equipes até que eles tenham concluído as sessões de treinos e classificação de sexta-feira. Ele reconheceu que a McLaren fez progressos significativos no ano passado, mas seu desempenho foi inconsistente, às vezes sendo competitiva com a Red Bull e outras vezes ficando atrás da Mercedes e Ferrari. Norris também mencionou que o Bahrein historicamente tem sido um circuito desafiador para a McLaren, e seria prematuro fazer julgamentos sobre sua temporada com base apenas em sua performance nesta corrida. Ele sugeriu que levaria mais algumas corridas para avaliar com precisão onde cada equipe se posiciona em comparação com as outras.
O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, havia alertado antes dos testes que a equipe não conseguiu abordar certas áreas de melhoria com sua mais recente criação, o MCL38. Norris ecoou essas observações, indicando que a falta de desempenho da McLaren em situações de baixa velocidade persistirá em comparação com seus concorrentes, apesar do progresso feito pela equipe.
“Então, uma combinação de fatores, coisas que ainda precisamos abordar se quisermos garantir que tenhamos dado um passo à frente, o que eu acredito que tenhamos feito”, continuou ele. “Tornamos o carro mais rápido, e isso é evidente em todos os dados que coletamos.
“No entanto, certos obstáculos nos impediram de progredir tanto quanto gostaríamos, tanto individualmente quanto como equipe. Além disso, alguns desses problemas foram particularmente evidentes aqui no Bahrein devido às características do circuito.
“Ainda estou confiante de que, quando visitarmos certos circuitos onde fomos muito bem-sucedidos no ano passado, como Suzuka, ainda podemos ter um dos carros com melhor desempenho. No entanto, o Bahrein nunca foi uma pista adequada para nosso carro.
“É por isso que podemos enfrentar mais dificuldades aqui, mas estou confiante de que podemos superá-las conforme a temporada avança.”