McLaren mira um começo mais forte para a próxima temporada. Lando Norris acredita que a McLaren de fato progrediu com seu carro de Fórmula 1 de 2024, o MCL38. No entanto, ele reconhece que a equipe ainda tem uma diferença significativa para fechar em relação à Red Bull e Ferrari.
Na temporada passada, Norris teve sua melhor performance até hoje, conquistando sete pódios após o MCL60 passar por mudanças significativas durante a temporada. Essa transformação melhorou as perspectivas da McLaren.
Surpreendentemente, após a pausa de verão de 2023, apenas Max Verstappen, o vencedor do título, marcou mais pontos do que Norris. Isso aumentou as expectativas para a McLaren na próxima temporada.
Embora Norris esteja otimista com o progresso da equipe, ele entende que seus ganhos só terão significado em comparação com as conquistas de seus concorrentes.
“Eu acredito que demos um passo adiante? Com certeza”, compartilhou Norris com a imprensa. “Eu acho que fizemos melhorias significativas? Sim. No entanto, no final das contas, nunca podemos realmente saber onde estamos em comparação com os outros. Eu acredito que estamos em uma posição favorável.
“Tivemos um carro decente no final da última temporada, e eu acredito que definitivamente demos alguns passos na direção certa. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a Red Bull, ou melhor, um caminho muito longo atrás da Red Bull, e ainda estamos atrás da Ferrari.
Portanto, ainda temos muito trabalho pela frente para realizar, mas também aprendemos muito nos últimos dias que podemos implementar antes da próxima semana.
Esse sentimento é um contraste marcante em relação ao ano anterior, quando a McLaren enfrentou inúmeros problemas durante os testes e a corrida no Bahrein, deixando-os em desvantagem no início da temporada.
“Acredito que os problemas que encontramos nos últimos anos foram principalmente devido à falta de preparação e conhecimento em certas áreas”, explicou Norris.
“Este ano, acredito que estamos muito melhor preparados em todos os aspectos, e estou muito satisfeito com isso. A equipe fez um trabalho excepcional em garantir que tudo esteja pronto e sem falhas.”
Apesar de algumas interrupções em suas corridas, Norris permanece otimista em relação à perspectiva geral da equipe. Ele acredita que a McLaren entrou nesta temporada, neste teste e neste ano em uma posição muito melhor do que nos últimos três a quatro anos.
“Acredito que entramos nesta temporada com mais conhecimento, expertise e um carro muito melhor para começar. Estou animado, e estou desde o começo, sabendo que estamos começando o ano em uma posição favorável. Estou ansioso para ver como podemos transformar as coisas, porque fizemos um excelente trabalho no ano passado.
“A equipe se saiu bem, e estou muito satisfeito com seus esforços. Ainda há mais coisas por vir.”