Lando Norris, piloto britânico da McLaren, acredita que, para competir com equipes como a Red Bull e a Ferrari, a McLaren precisa fazer progressos significativos. Apesar de um bom começo na temporada de Fórmula 1, com Norris terminando em sexto lugar e seu companheiro de equipe Oscar Piastri em oitavo, Norris reconhece a necessidade de melhoria. Durante o Grande Prêmio do Bahrein, Norris conseguiu ultrapassar o Aston Martin de Fernando Alonso na terceira volta, permitindo que Piastri fizesse o mesmo. No entanto, Norris não conseguiu alcançar Carlos Sainz em terceiro lugar e ficou a dois segundos do quinto lugar. Norris reconhece que o ritmo da McLaren era semelhante ao da Mercedes, mas eles não tinham a vantagem necessária para ultrapassar ou mesmo se aproximar do DRS quando estavam no ar sujo.
“Mas talvez depois de ontem, eu esperava um pouco mais”, continuou ele. “No entanto, quando eu menciono um pouco mais, há uma mudança significativa na posição, mas não uma mudança significativa no tempo de volta. Você sabe, ontem uma diferença de um décimo e meio resultou em uma mudança de quatro posições.
“Honestamente, eu não esperava que mudasse muito hoje. Eu acredito que estamos onde prevíamos estar, e isso é um começo promissor para a temporada.”
Apesar de estar satisfeito com o desempenho inicial do MCL38, Norris reconheceu que ainda há trabalho a ser feito para que a McLaren desafie consistentemente.
“Há várias áreas em que ainda precisamos nos concentrar para melhorar se quisermos ser mais consistentes e competitivos. No entanto, considerando que esta é uma pista onde normalmente temos dificuldades, o fato de estarmos tão perto da Mercedes é um sinal positivo de que podemos superá-los em certas pistas”, acrescentou ele.
Norris discordou da ideia de que a Red Bull estava “em uma liga própria” no Circuito Internacional do Bahrein, brincando ao dizer: “Quero dizer, o Carlos não estava muito atrás.
“Eles [Red Bull] sempre foram fortes em termos de ritmo de corrida. E nesta pista, a gestão dos pneus é crucial devido à sua natureza abrasiva. Então eu acredito que a Ferrari fez um trabalho louvável, mas é uma característica desta pista para eles se saírem bem.
“Mas eles estão claramente à frente, isso é certo. Quando você olha para ontem, eles não estavam claramente na liderança. Acho que o Charles fez a volta mais rápida. Então talvez eles possam ter sua própria batalha entre eles, e acho que isso beneficiará a todos.
“A força da Red Bull está no seu ritmo de corrida, e o Max é particularmente dominante. No entanto, há uma diferença significativa entre nós e a Ferrari em um circuito como este, e depois outra diferença da Ferrari para a Red Bull.
“Temos duas diferenças substanciais para fechar, mas começar com uma seria um passo positivo. Quero dizer, podemos dar esse passo em direção ao Max? Sim, em termos de Ferrari. E novamente, haverá certas pistas onde podemos fazer isso, e certas pistas onde não podemos, à medida que fazemos ajustes adicionais.”