A Nissan vai produzir três veículos novos elétricos na fábrica de Sunderland, no Reino Unido, confirmando que os modelos em causa são as próximas gerações do Qashqai, Juke e do Leaf.
A marca nipónica vai investir €1 276 milhões na unidade de produção britânica com vista à produção dos novos modelos 100% elétricos.
Com este projeto, o investimento total da Nissan desde 2021 ascende agora a €3 420 mil milhões, reforçando o futuro de um dos maiores fabricantes de automóveis do Reino Unido, à medida que o país, com a transição energética, se afasta dos veículos movidos a gasolina e a gasóleo.
A produção dos novos veículos 100% elétricos será alimentada pela estratégia EV36Zero da Nissan que para além de três gigafábricas de baterias, a terceira das quais está projetada para ser construída em Sunderland, pela Envision AESC, e que terá uma capacidade de produção inicial de 9 GWh, conta ainda parques eólicos e solares que vão ter capacidade para fornecer eletricidade 100% renovável à Nissan e aos seus fornecedores localizados nas imediações da fábrica de Sunderland.
“Os veículos elétricos emocionantes estão no centro dos nossos planos para alcançar a neutralidade carbónica. Com versões elétricas dos nossos principais modelos europeus a caminho, estamos acelerando em direção a uma nova era para a Nissan, para a indústria e para os nossos clientes”, sublinhou o presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida.
O anúncio desta sexta-feira da marca nipónica, segue-se à confirmação da Nissan de que todos os seus novos automóveis na Europa serão a partir de agora totalmente elétricos e que marca espera que a sua gama de automóveis de passageiros na Europa seja 100% elétrica até 2030.