A Nissan revelou agora que já vendeu 100 mil veuclos com o sistema de propulsão e-Power desde o seu lançamento em setembro de 2022. A marca nipónica fez saber que até à data foram vendidos na Europa 65 367 Qashqai e 34 663 X-Trail equipados com este tipo de motorização eletrificada.
O que distingue a motorização e-Power é o facto de as rodas serem acionadas exclusivamente por um motor elétrico, enquanto o motor a gasolina é utilizado apenas para gerar eletricidade, que carrega a bateria de veículo, a qual alimenta o motor elétrico que impulsiona as rodas.
Quando é necessária pouca energia para conduzir o veículo e quando a bateria tem carga suficiente, o motor elétrico que faz mover as rodas utiliza apenas a eletricidade da bateria. Se for necessária mais potência, o motor a combustão gera eletricidade para alimentar o motor elétrico e carregar a bateria.
Quando é necessária a potência máxima, o motor elétrico consome eletricidade tanto do motor a gasolina como da bateria. Aém disso, sempre que possível, ocorre a regeneração da energia que é reenviada para a bateria.
Recorde-se que este sistema de motização exclusivo da Nissan é composto por uma bateria de alta potência que é complementada por um motor com relação de compressão variável turbo comprimido a gasolina e com 1,5 litros de cilindrada, capaz de debitar 156 cv de potência, por um gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW, de tamanho e potência semelhantes aos encontrados nos automóveis elétricos da Nissan.
“O sistema e-Power é um componente-chave da estratégia de eletrificação da Nissan, representando a opção para os clientes que ainda não estão preparados para mudar para um veículo 100% elétrico, mas que querem desfrutar do progresso sem preocupações que apenas o sistema de propulsão por um motor elétrico pode proporcionar”, afirmou David Moss, Vice-Presidente Sénior, Investigação e Desenvolvimento Regional, região AMIEO da Nissan.