A Nissan inaugurou uma estação de carregamento de camiões elétricos que poderá poupar 1500 toneladas de CO2 por ano na fábrica em Sunderland, no Reino Unido
O projeto pioneiro na indústria automóvel britânica, estabelecendo uma cadeia de abastecimento totalmente elétrica de transporte de produtos para a fábrica da Nissan e entrega de veículos novos.
A instalação, que teve um custo de £1,4 milhões (cerca de €1,6 milhões), inclui sete estações de carregamento capazes de alimentar até dez camiões elétricos em simultâneo.
O projeto complementa a visão EV36Zero da fábrica para a produção sustentável, reunindo veículos elétricos, energia renovável e produção de baterias.
A estação irá apoiar 60 entregas diárias feitas por camiões elétricos de vários pontos do Reino Unido para a fábrica e representa apenas o início da jornada rumo à eletrificação da cadeia de abastecimento da fábrica de Sunderland.
“Estamos a explorar outras oportunidades para permitir que outras transportadoras utilizem a estação de carregamento, bem como a analisar outras oportunidades para maximizar todo o seu potencial.”, disse Michael Simpson, vice-presidente da área de Gestão da Cadeia de Abastecimento da Nissan AMIEO.
A estação de carregamento irá suportar uma frota de 25 camiões com uma capacidade de carregamento de até 360 kW. Os camiões irão recolher peças de fornecedores da Nissan no Reino Unido, que se estende até Derby, bem como entregar veículos produzidos de e para o porto de Tyne. Isto equivale a mais de 2,4 milhões de quilómetros percorridos por ano, totalmente eletrificados, poupando 1500 toneladas de CO2 anualmente.