A Nissan anunciou esta quarta-feira uma parceria com a empresa norte-americana LiCAP Technologies, Inc. para o desenvolvimento de tecnologia de processo de produção do elétrodo para baterias de estado sólido.
A marca nipónica esclarece que o desenvolvimento de um processo de produção a seco para o elétrodo de cátodo “representa uma mais-valia para a produção eficiente e a futura comercialização deste tipo de baterias”. Em comparação com os métodos convencionais que utilizam solventes, os elétrodos de processo a seco eliminam a necessidade de secagem e de recuperação de solventes, reduzindo de forma significativa os custos de fabrico e o impacto ambiental. Contudo, tendo em vista a produção em larga escala, alcançar elevados níveis de eficiência continua a ser um desafio para este tipo de tecnologia.
Desta forma, a parceria entre a Nissan Motor Company e a LiCAP permitirá acelerar o desenvolvimento de processos de produção de elétrodos a seco, representando um passo crucial rumo à concretização da próxima geração de veículos elétricos equipados com baterias de estado sólido de elevada performance e custos competitivos.
Recorde-se que o construtor automóvel japonês planeia lançar o seu primeiro veículo com tecnologia de bateria de estado sólido em 2028. As baterias de estado sólido podem aumentar a densidade energética em até 30%, relativamente às de iões de lítio. Ao mesmo tempo, esta tecnologia é considerada mais económica e mais bem-adaptada às flutuações de temperatura.