A Nissan anunciou que deu início em setembro as demonstrações da sua próxima geração de tecnologia avançada de assistência ao condutor, ProPILOT, antes do lançamento previsto para o Japão que terá lugar no exercício fiscal de 2027.

Desta forma, uma a de protótipos totalmente elétricos, baseados no Nissan Ariya, estão já na estrada, a colocar à prova a nova tecnologia, e a revelar capacidade para circular de forma segura e confiante no exigente ambiente urbano da cidade de Tóquio.
Combinando o software “Wayve AI Driver” da Wayve, que aplica tecnologia de Inteligência Artificial de última geração à condução automóvel, com a tecnologia “Ground Truth Perception” da Nissan, que integra um sistema LiDAR de nova geração, que consegue detetar objetos a distâncias superiores às câmaras, o novo ProPILOT pretende estabelecer novos padrões para as tecnologias de assistência à condução.

Recorde-se que a Nissan tem vindo a evoluir progressivamente a sua tecnologia de assistência ao condutor: desde a condução em faixa única em autoestrada (ProPILOT) até ao suporte em múltiplas faixas (ProPILOT 2.0).
Com a próxima geração do ProPILOT, a Nissan pretende oferecer uma assistência fiável mesmo em estradas urbanas complexas.

“O nosso sistema ProPILOT 2.0 tem sido bem recebido, mas a próxima geração da tecnologia ProPILOT da Nissan trará ainda mais funcionalidades inovadoras e proporcionará a sensação de ter um condutor humano experiente ao volante. Além disso, vai adaptar-se a condições de trânsito mais complexas e proporcionar maior confiança e tranquilidade, enquanto reforça a segurança não só para o condutor, mas para todos os utilizadores da estrada”, disse Eiichi Akashi, Diretor de Tecnologia da Nissan.