O Japan Mobility Show, a decorrer de 30 de outubro a 9 de novembro próximos, foi o local escolhido pela Nissan para apresentar oficialmente o revisto Ariya, naquela que será a primeira renovação profunda do SUV toalmente elétrico originalmente lançado em 2022. A comercialização no mercado doméstico arrancará ainda antes do final do corrente ano fiscal japonês (que termina a 31 de março), pelo que a sua chegada à Europa não deverá ter lugar muito antes do verão de 2026 – e, ainda que nenhuma informação exista ainda acerca dos preços a praticar, em qualquer latitude, é de esperar não difiram muito dos atualmente em vigor.
As primeiras imagens reveladas pela marca nipónica apenas mostram o modelo apenas de frente, assim como numa perspetiva de três quartos dianteira, pelo que não é possível ainda saber se atrás existem alterações a registar, embora não seja de espantar a introdução de farolins e para-choques de novo desenho. Já na secção anterior, é evidente que o atualizado Ariya se aproxima do visual mais minimalista estreado pela mais recente geração do Leaf – curiosamente, um modelo cujo design a Nissan afirma ter sido inspirado no do… Ariya original. Seja como for, são evidentes a troca do painel frontal preto por um na mesma cor da carroçaria; a supressão das tomadas de ar laterais no para-choques, junto aos guarda-lamas; a nova assinatura luminosa, com três elementos verticais, semelhante à do Leaf; e o logótipo da Nissan retroiluminado.

Outras novidades a ter em conta, a introdução da tecnologia V2L (vehicle-to-load, para que o veículo possa alimentar dispositivos elétricos externos a partir da tomada de carregamento); de uma suspensão revista nas versões destinadas ao mercado japonês (sendo bem possível que também existam alterações nas destinadas à Europa); e de um sistema de infoentretenimento baseado em software Google, também ele similar ao instalado nos novos Leaf e Qashqai. Já sobre as motorizações nada foi revelado, havendo que aguardar por 29 de outubro, dia reservado à imprensa do certame japonês, e véspera da sua abertura ao público em geral, para saber se existirão melhorias também neste domínio, e conhecer na íntegra o renovado Nissan Ariya.