A Nissan anunciou que vai expandir a utilização de aço com baixas emissões de CO2 produzido no Japão. A iniciativa tem como objetivo aumentar em cinco vezes a proporção de aço de baixo carbono utilizado pela marca no mercado japonês no ano fiscal de 2025, em comparação com os níveis de 2023.
A medida faz parte da estratégia da Nissan para reduzir as emissões de CO2 em 30% ao longo do ciclo de vida completo de seus produtos até 2030, de forma a alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Para atingir esses objetivos ambiciosos, a empresa intensificou seus esforços de descarbonização em todas as etapas do processo, desde a aquisição de matérias-primas.
Atualmente, peças de aço representam aproximadamente 60% do peso de um veículo, e desta forma, a utilização de aço de baixas emissões contribui significativamente para a redução das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida do automóvel.
Uma parte significativa das emissões de CO2 tem origem da redução do minério de ferro em altos-fornos. Com o aço verde, a Nissan pretende reduzir essas emissões através da utilização de matérias-primas de minério de ferro, para ferro de baixo teor de carbono, ou pela substituição do alto-forno pelo forno de arco elétrico.
Recorde-se que a Nissan começou a utilizar o aço verde em veículos destinados ao mercado japonês em 2023.