A temporada de 2024 da IndyCar teve seu primeiro vencedor: Josef Newgarden. O piloto, que já conquistou o campeonato duas vezes, começou o fim de semana com o pé direito ao garantir a pole position e manteve sua vantagem durante a maior parte da corrida.
Apesar da competição acirrada nas primeiras voltas, Newgarden conseguiu se distanciar dos demais competidores no trecho final, mostrando sua forma impressionante. Ele cruzou a linha de chegada com uma vantagem de quase oito segundos, garantindo sua terceira vitória nas ruas de St. Petersburg.
Pato O’Ward terminou em segundo lugar, ficando entre os pilotos da equipe Team Penske, Scott McLaughlin e Will Power. McLaughlin e Power tiveram uma ótima recuperação, saindo das nona e oitava posições no grid de largada, mas não conseguiram desafiar seu companheiro de equipe na frente devido às suas posições iniciais.
Colton Herta completou o top cinco, sendo o primeiro piloto da Honda a cruzar a linha de chegada na tarde de domingo com seu carro #26 da equipe Andretti Global.
No geral, a corrida transcorreu sem muitos dramas. Embora tenham ocorrido alguns incidentes, eles envolveram principalmente carros individuais e não afetaram os líderes da prova.
Apesar da umidade típica da costa, os pilotos saíram de seus carros após 100 voltas relativamente ilesos.
No entanto, nem todos os pilotos completaram a prova completa, com Marcus Armstrong enfrentando problemas logo no início. Ele perdeu o controle de seu carro ao frear na curva 10, não tendo oportunidade de se recuperar.
Incapaz de contornar a curva, Armstrong colidiu com as barreiras de pneus, seguido por uma colisão com o muro de concreto em seu carro da equipe Chip Ganassi Racing Honda.
Pouco depois da corrida ser retomada, Sting Ray Robb se retirou ao entrar na área de escape da curva 1. Infelizmente, seu problema se mostrou terminal, e a equipe de segurança AMR teve que ajudar a remover seu carro da pista.
Marcus Ericsson também teve problemas mecânicos, obrigando-o a se retirar ao entrar nos boxes e comprometendo suas chances de um bom resultado em sua estreia pela equipe Andretti Global. Ele terminou em 25º lugar.
A próxima bandeira amarela foi causada por Linus Lundqvist, que também acabou nas barreiras de pneus na curva 10 com seu carro da equipe CGR Honda. Romain Grosjean recebeu uma penalidade por tentar ultrapassar Lundqvist por dentro, mas o sueco conseguiu retornar à pista após a substituição da asa traseira.
Com a primeira corrida concluída, os 27 pilotos do grid aguardarão ansiosamente um evento especial de exibição de estrelas em duas semanas, onde um prêmio de $1 milhão estará em jogo.